Fora medicamentos, qual terapia mais indicada para o transtorno bipolar?

4 respostas
Fora medicamentos, qual terapia mais indicada para o transtorno bipolar?
O tratamento de maior eficacia para o Transtorno de Humor Bipolar é o tratamento medicamentoso com estabilizadores de humor e Terapia Cognitivo Comportamental segundo a literatura científica.

Além do tratamento medicamentoso, recomendo a Psicoterapia de base Psicanalíca, através da qual pode conhecer seus conflitos internos.

Assim poderá desenvolver o autoconhecimento para uma vida mais equilibrada, nos aspectos pessoais, sociais e profissionais.

Abraços
Esta não é uma pergunta simples. O transtorno bipolar (TB) é geralmente caracterizado por três fazes: (1) eutimia, quando não há sintomas, mania, marcada pela insônia e agitação psicomotora e, (3) depressão.

Há poucas dúvidas que o fundamento do tratamento do tratamento do TB é medicamentoso. Contudo, algumas práticas psicoterápicas tem demonstrado eficácia, principalmente na prevenção de recaídas, ou seja, manutenção da eutimia. Para isto, são indicadas principalmente as modalidades psicoeducação ou terapia cognitivo-comportamental (TCC).
Já durante a faze de mania, a psicoterapia não é indicada.
Durante a fase depressiva, pode haver tratamento complementar à farmacoterapia, com TCC ou terapia interpessoal. As evidências científicas, contudo, não são fortes nestas indicações.
Não existe, necessariamente, uma terapia especificamente mais indicada para o tratamento do Transtorno Bipolar. Via de regra, o padrão-ouro é conciliar terapia medicamentosa com psicoterapia, independente da abordagem. Costumo dizer que a abordagem mais indicada é a que você se sentir melhor e puder trabalhar, mais adequadamente, suas questões. Existem linhas que se propõem mais intervencionistas e outras, menos. Diversos estudos apontam que a eficácia de determinadas abordagens vai depender da experiência do profissional, da dedicação do paciente, do estabelecimento de vínculos, etc. Aconselharia, no entanto, que procurasse um profissional com experiência em tratar pacientes com transtorno bipolar. Este, certamente, saberá como manejar suas questões, além de psicoeducar quanto a particularidades do transtorno bipolar sempre que necessário.