Foi me receitado carbamazepina para o tratamento da esquizofrenia, mas vi que é um anti-convulsivant

3 respostas
Foi me receitado carbamazepina para o tratamento da esquizofrenia, mas vi que é um anti-convulsivante. Ela age nos problemas da esquizofrenia?
A carbamazepina é uma medicação antiepiléptica, mas também atua como establizador de humor. Não é uma droga de primeira escolha para esquizofrenia mas, eventualmente, em casos resistentes aos tratamentos convencionais, poderia ser usada para potencializar a ação de medicações antipsicóticas, que são as de primeira linha para o tratamento da eszquizofrenia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde,

Dentro da psiquiatria, usamos a Carbamazepina, anticonvulsivante como estabilizador do humor. Para esquizofrenia não é a primeira linha de tratamento, que seria os antipsicóticos. Apesar disso, não é impedido de ser utilizado para ajudar em alguns sintomas.
Olá bom dia! Diante da questão podemos fazer uma observação, que existe um continuum entre os diagnósticos que são separados por requisitos que os enquadram em algumas caixinhas, por isso é importante colocar que eles são importantes para que possamos nortear o pensamento para o tratamento, mas é fundamental que se compreenda a profundidade dos funcionamentos neurológicos, da individualização de cada caso e em cada momento da sua jornada, os fármacos por sua vez também tem propriedades de funcionamento que podem funcionar em momentos diversos, com doses diversas, para efeitos diferentes nos mais variados diagnósticos, não devemos assim colocar limitantes de caixinhas diagnósticas para eles também.. É por tudo isso que é importante fazer o acompanhamento para que possa ser discutido isso em consulta médica! Tenha um fim de semana abençoado!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.