Foi constatado um tumor ósseo de 2,5 x 1,4 x 1,0cm na proximal do fêmur esquerdo, meu médico diagnosticou
3
respostas
Foi constatado um tumor ósseo de 2,5 x 1,4 x 1,0cm na proximal do fêmur esquerdo, meu médico diagnosticou como um osteoma osteóide, e disse que que será necessária cirurgia , minha dúvida é com relação ao tamanho,vi em pesquisas o osteoma osteóide não ultrapassa 1,5 cm, pode ser osteoblastoma?
Sem uma avaliação detalhada do paciente e dos exames é difícil responder a sua pergunta, mas a reação inflamatória óssea ao redor do osteoma osteóide pode ser significativamente maior do que a lesão em si, o que pode dar essa idéia de volume e tamanho acima do habitual. Alguns autores consideram uma margem pouco maior para o osteoma osteóide, sendo possível encontrar lesões de 2-3 cm. Não se atenha ao tamanho dessa lesão, o importante é a avaliação do especialista que diagnosticou a lesão e já indicou o tratamento (ambos os tumores são muito semelhantes em aspecto, sintomas e tratamento).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O tamanho da lesão é o que praticamente diferencia as duas lesões, todavia a sintomatologia e tratamento em caso dos mesmos encotrarem-se na forma ativa é bastante semelhante.
Não havendo alteração na conduta do profissional solicitado em vista do diagnóstico
Não havendo alteração na conduta do profissional solicitado em vista do diagnóstico
O osteoma osteóide consiste em um nicho pequeno, uma lesão pouco agressiva, em geral medindo cerca de 0,8 cm, e que não ultrapassa 1,5 cm de acordo com os critérios de Jaffe. Essa medida é feita apenas no nicho, não levando em consideração o osso reacional. Lesões líticas maiores, formadoras de osso precisam ser investigadas por oncologista ortopedista. O Osteoblastoma é uma das possibilidades quando se observa um nicho gigante que pode atingir 4 a 5 cm. Todavia, lesões maiores que 1,5 cm são suspeitas e merecem investigação complementar.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha filha tem um osteoblastoma no ombro é possível cirurgia ,?
- Como tratar Osteoblastoma?
- Se o osteoblastoma não apareceu na tomografia e apenas foi detectado os sintomas. Qual o melhor tratamento? Como amenizar a dor?
- Após 3 cirurgias o osteoblastoma voltou. Ja foi feito radio e quimioterapia, existe outra opcao que nao seja a amputacao da perna?
- O que causa a osteoblastoma?
- Quais os riscos posteriores a retirada do osteoblastoma? Meu irmao tem no fêmur.
- Meu irmão tem osteoblastoma no fêmur, considerado agressivo. Foi indicada a remoção total. Gostaria de saber quais os riscos posteriores desse tumor?
- Apareceu em meu fêmur um tumor osteoblastoma de cerca 3,5 cm, sinto muita dor sobretudo a noite, gostaria de saber se esse tipo de tumor cresce o tempo todo, e o tratamento obrigatoriamente é a cirurgia,?
- Tenho 71 anos e uma lesao ossea de quase 2cm expansiva na coluna cervical C1,C2, comprime levemente a face direita do tronco vertebral e o forame magno segundo uma RM feita a 2 meses, e que as vezes provoca dor conforme o esforço fisico, devo fazer somente tratamentos de fisioterapia ou cirurgia ?
- osteoblastoma é possivel em tempora de criança de 11 anos? e qual a gravidade e cuidados?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Osteoblastoma
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.