Fobia social pode ser tratada somente com psicólogo ou ela deve ser tratada com antidepressivos?

16 respostas
Fobia social pode ser tratada somente com psicólogo ou ela deve ser tratada com antidepressivos?
Olá! Assim como a maioria dos outros transtornos mentais, a fobia social pode ser tratada através da psicoterapia, da prescrição de medicamentos ou também pela união dos dois métodos, com o acompanhamento do psiquiatra.
No caso do tratamento com medicamentos, os antidepressivos e inibidores de ansiedade são comumente utilizados.
A psicoterapia, por sua vez, pode ter várias abordagens, mas a mais indicada é a TCC – Terapia Cognitivo-Comportamental, que age diretamente no problema em questão, através da sugestão de exercícios e tarefas para fazer com que o paciente reconheça, encare e mude sua realidade, com o devido acompanhamento do profissional de saúde mental. Assim, aos poucos, o paciente vai aprendendo a lidar com as situações que antes causavam um estresse muito grande, evoluindo ao longo do tempo.
A combinação de ambos os tratamentos costuma ser muito eficaz em casos mais graves, em que o sofrimento do paciente está muito grande e prejudicando severamente sua qualidade de vida em todas as esferas.

Espero ter ajudado, fico a disposição.

Com carinho,
Vanessa Masson

Olá. Espero que esteja bem...
Assim como qualquer outro transtorno é importante que seja realizada uma avalição com um profissional para entender quais sintomas estão presentes, como você tem lidado com isso, o quanto está interferindo na sua vida cotidiana e após essa avalição verificar a necessidade ou não de acompanhamento médico associado.
Na Terapia Cognitiva Comportamental vamos trabalhar por exemplo, o treinamento de habilidades sociais, dessensibilização sistemática, técnicas de respiração e relaxamento com objetivo de reduzir os sintomas e desenvolver estratégias de enfrentamento.
Olá! Você recebeu esse diagnóstico?
A fobia social pode ser tratada com os dois tipos de tratamento: terapia e medicação. Para isso é preciso que você busca ajuda profissional de uma psicóloga para aprender como lidar com as situações que causam a fobia, os sintomas, descobrir a causa, a origem dessa fobia.
Abraço, melhoras!
São dois campos de atuação que podem atuar conjuntamente ou de forma independente. O tratamento medicamentoso age no corpo e pode reduzir ou eliminar os sintomas, a depender da cada caso, sendo indicado, particularmente, quando os sintomas produzem sofrimento significativo e transtornos no dia a dia da pessoa. Por outro lado, nenhum medicamento tem o poder de modificar a existência nem alterar os modos que conseguimos construir para lidar com os desafios da vida. Sendo assim, se a fobia social foi estruturada a partir de acontecimentos presentes na história da pessoa, e normalmente é assim que acontece, é preciso desconstruir aquilo que a afetou, ao ponto de produzir adoecimento, e construir novos modos de lidar com a própria existência, ações essas que são realizadas com o auxílio de um psicólogo/analista, em um percurso psicoterapêutico/analítico.
Oi. Espero que esteja bem com vc. Uma coisa não é excludente da outra. Tratamentos multi disciplinares são muito bem complementares. Psicólogos conversam com psiquiatras e vice-e-versa. Procure um psicólogo especializado e vc pode começar uma terapia que será bastante efetiva para fobia social. Depois, se houver necessidade, um psiquiatra e remédios podem ser incluídos no tratamento. espero que tenha te ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, ambos, o processo psicoterapêutico mais indicado é a TCC (terapia cognitivo comportamental ), procure um profissional para avaliar seu caso. Estou à disposição.
Olá! Pode ser tratada com a junção dos dois tratamentos que vc citou, mas cada caso é um caso! A psicoterapia visa a compreensão dos sintomas (fobia social), para depois conseguir controlá-los. A medicação te auxilia na diminuição desses sintomas, sobretudo, no sofrimento causado por eles. Penso que, a abordagem psicológica a ser escolhida não é tão importante, o que reamente importa é o vínculo de confiança, de conhecimento, profundidade e extensão estabelecido entre o profissional e paciente. Boa sorte pra vc.
Olá! Os diagnósticos são bússolas para um tratamento. Num tratamento psicológico os sintomas não são tão relevantes quanto quem o sofre, como se dão, as situações e o histórico de vida que conduziu à escolha inconsciente dos sintomas. Por exemplo, duas pessoas passam por um roubo a mão armada, uma desenvolve sintomas de medo que a impede de sair sozinha na rua, a outra pessoa segue conseguindo circular sem preocupação. Curioso, não é? Então é importante levar em consideração o sujeito, sua subjetividade e sua posição psíquica. E isto um tratamento psicológico vai contribuir. A medicação pode entrar para aliviar sintomas orgânicos quando necessário, dependendo do grau de sofrimento e comprometimento no dia a dia da pessoa.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! Para Fobia Social em si, não há medicação específica. Porém, se você também tem que lidar com a depressão, aí o antidepressivo pode ser indicado. Precisa passar em consulta com o psiquiatra de sua confiança para avaliar. Maaaassss, se falamos de uma depressão, misturada com angústia, que até suaviza com a psicoterapia, recomendo Auriculoterapia, trabalho complementar potente, que ajuda no equilíbrio físico e mental. Assim, você enfrenta melhor os desafios da vida! Até mais.
Olá! A fobia social pode ser tratada com psicoterapia isoladamente ou a junção de psicoterapia e antidepressivo. Só o antidepressivo pode não ser eficiente para a melhora da fobia social, pois parte do tratamento envolve as exposições sociais que são realizadas com o apoio da terapia. Para determinar se só a terapia será suficiente para o tratamento da fobia social é necessário uma avaliação de um psicólogo ou psiquiatra. É importante também avaliar a presença de comorbidades, como o transtorno depressivo, que necessariamente irá requerer o uso da medicação para o tratamento.
Boa tarde
A medicação ajuda a controlar a ansiedade e a psicoterapia vai lhe ensinar a enfrentar
Oii !! A fobia social pode sim ser tratada com uma abordagem psicoterapêutica e com uso de medicação, mas isso quem decide é o psiquiatra e/ou psicólogo. Tratar a fobia exclusivamente com medicação possível sim, mas não é muito aconselhável.
Pois com o processo psicoterapêutico você passa a ser conhecer e entender como evitar no futuro uma recaída.
Olá, tudo bem? É possível realizar tratamento apenas com psicólogo, dependendo do caso, contudo dependendo da gravidade do quadro de transtorno o auxílio medicamentoso somado é algo que acaba sendo necessário. O uso do medicamento apenas, acaba sendo só uma barreira para sintomas, o que não é ruim, mas para aprender a trabalhar com seus comportamentos e emoções que desenvolveu com o transtorno, aí seria onde o psicólogo "interviria" de certa forma. Olá, tudo bem? Sim é algo possível de ser realizado. Tendo em vista que provavelmente sua misofonia, seja também uma fonte de ansiedade talvez não necessariamente a ansiedade de desempenho que você comentou, mas não deixa de ser algo que lhe gere desconforto também podendo ser trabalhado com psicoterapia. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! Claro, entendo sua preocupação em relação à fobia social. É importante ressaltar que o tratamento pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas e as necessidades individuais. Em muitos casos, a terapia individual com um psicólogo pode ser altamente eficaz para abordar as crenças negativas e comportamentos disfuncionais associados à fobia social. A terapia cognitivo comportamental, por exemplo, pode ajudar o paciente a aprender estratégias para enfrentar gradualmente as situações sociais temidas, promovendo a autoconfiança e reduzindo o impacto da fobia em sua vida. Em casos mais severos ou quando a fobia social está associada a outros transtornos, pode ser considerada a combinação da terapia com o uso de medicamentos, como antidepressivos, prescritos por um médico psiquiatra. A abordagem terapêutica dependerá das necessidades específicas de cada pessoa, sempre com foco no bem-estar emocional e social do paciente. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá, a fobia social pode ser tratada tanto com psicoterapia quanto com antidepressivos, mas a combinação de ambos os tratamentos geralmente oferece os melhores resultados. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é altamente eficaz para o tratamento desse transtorno e, quando combinada com medicamentos, pode proporcionar uma redução mais rápida e duradoura dos sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Olá! No Caso da Fobia Social à Psicoterapia combinada ao tratamento farmacológico prescrito pelo médico psiquiatra costuma funcionar muito bem. Busque por uma psicólogo de orientação cognitiva-comportamental, pois assim poderá trabalhar inúmeras técnicas, como por exemplo: dessensibilização sistemática, treino de habilidades, entre outras e enquanto faz esses enfrentamentos terapêuticos, também pode ter o suporte da psiquiatria. Fico à disposição caso queira agendar um horário ou tenha alguma outra dúvida. Cuide-se e melhoras!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!