fobia social causa depressao?

10 respostas
fobia social causa depressao?
Todo sinal de isolamento, quando indicar um sofrimento ao estar com as pessoas, pode ser indicativo de tratamento, é importante as pessoas saberem que podem procurar ajuda, mesmo sem saber o diagnóstico, o psicologo ou psicanalista não vai tratar a depressão isolada do sujeito, vai tratar o sujeito, portanto, não se trata apenas de diagnóstico. Não espere saber o seu diagnóstico, é necessário saber o que se faz com isso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Podemos entender que não há uma causa específica para a fobia social e a depressão. è preciso olhar um contexto biológico-cognitivo e social que propiciaram uma vulnerabilidade maior para o aparecimento dos transtornos. Entretanto, eles podem estar ligados sim, pois no momento em que você deixa de interagir com os outros, isso pode causar pensamentos disfuncionais que te deixam mais triste , inciando um ciclo negativo que só confirma a visão que você tem de si. Nesse sentido, é interessante que você busque ajuda para ter uma melhor qualidade de vida.
Sim, fobia social pode causar depressão já que priva a pessoa da necessidade de socialização, deixando a experiência de vida mais limitada. Por isso é tão importante tratar, afim que a pessoa pode voltar a ter a sua qualidade de vida.
Olá.
Qualquer situação negativa ou que desencadeiam uma frustração podem causar um estado depressivo.
Se você foi diagnosticado com o transtorno fóbico, e portanto esquiva do convívio social, então proporciona um ou mais estados de desequilíbrio emocional.
O ser humano é um sistema composto e não separado como muitos profissionais insistem em ver.
Nada é separado ou isolado; tudo se encaixa e se relaciona, em maior ou menor intensidade.
A fobia social, quando não tratada, pode causar sentimentos negativos de desvalorização, baixa autoestima. São efeitos secundários ao fato de não conseguir relacionar-se com as pessoas de maneira saudável. Se estes sentimentos permanecem muito intensos e por um período prolongado, podem indicar um quadro depressivo associado a fobia.
Olá!

Depende. Essa questão é muito relativa ao tipo de enfrentamento da situação que se encontra o sujeito. Pode ser que a pessoa compense o isolamento social com outras atividades que suprimam a tristeza, lhe conferindo animo e disposição no dia a dia, por exemplo, pela arte... Ou mesmo encontrando meios em que existe uma interação com poucas pessoas, por alguma forma mais confortável, que faça ela não cair um quadro depressivo. Difícil colocar como um fato de "ação e reação". Depende.... Mas não é possível estar isento de grandes tristezas durante a vida. Todos passam por momentos tristes e seus graus de intensidade.

Entender a abrangência disso seria possível através de uma psicoterapia, uma análise etc...
A Fobia Social pode ter impacto e causar depressão em uma pessoa, de uma forma secundária a medida que a pessoa passa a não experenciar sentimentos positivos de vinculação e pertencimento, impactando na autoestima e na autoeficácia.
Enfim, tudo isso pode culminar em uma depressão.

Espero ter respondido,
Abraço
A fobia social pode causar depressão, pois é comum a pessoa se privar de fazer várias atividades do cotidiano, limitando a sua vida profissional, afetiva e social. É importante ressaltar que a fobia social pode contribuir para o desenvolvimento não somente da depressão, como também o abuso de alcool e drogas e outros transtornos de ansiedade.
A fobia social é um Transtorno de Ansiedade, no qual a pessoa se sente ansiosa em situações sociais, com a sensação de estar sendo observada e avaliada negativamente pelos outros. Como o grau de ansiedade é intenso a pessoa começa a se isolar evitando se relacionar no âmbito familiar, social, profissional e educacional, enfim todo esse contexto pode contribuir para que a pessoa tenha problemas de depressão e também para o desenvolvimento de outros quadros de ansiedade.
A mente humana é sempre uma incógnita, por isso é importante conhecer o paciente, seus sofrimentos e resistências. Certamente se a pessoa se restringe a nao sair de casa, vivencia profunda solidão e talvez reveja suas relações mais próximas, o que pode gerar uma série de outras dores. Ambos de fato são casos de muita dor psíquica e necessitam de ajuda, pois sempre as coisas podem piorar.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1145 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.