Fluoxetina é o único ISRS oferecido de graça pelo SUS. Ele é indicado para fobia social? Caso sim,

9 respostas
Fluoxetina é o único ISRS oferecido de graça pelo SUS. Ele é indicado para fobia social? Caso sim, os efeitos positivos levam quantos dias ou semanas para iniciarem? Também quero saber que efeitos positivos o Fluoxetina irá começar a fazer quando iniciar o seu efeito. Aguardo resposta[s]. Obrigado.
Muitos ISRSs podem ser utilizados nos tratamentos de Fobia Social, incluindo a fluoxetina, e o efeito esperado é o de redução da ansiedade em diversos contextos, incluindo a ansiedade antecipatória e relacionada a avaliação em situações sociais.

Geralmente a ansiedade social, no entanto, tem como tratamento básico a associação de medicação (geralmente com escolha inicial de ISRS) e Terapia cognitivo-comportamental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O antidepressivo pode ser prescrito com objetivo de redução da ansiedade, com o uso contínuo, auxiliando no enfrentamento de situações que causam ansiedade. Porém, a psicoterapia é o tratamento que auxilia a pessoa a rever suas crenças disfuncionais e utilizar estratégias que favorecem a melhora dos sintomas.
A resposta do antidepressivo costuma ocorrer em até 4 a 6 semanas de uso, e seus benefícios dependem do organismo e tipo de sintomas apresentados.
Olá! Aconselho que além da medicação você faça uma terapia para lhe ajudar nas questões de fobia social, recomendo a terapia cognitivo comportamental, vai lhe ajudar bastante. Fico a disposição!
Olá. Em relação à sua pergunta a respeito do medicamento indicado para fobia social, somente o médico poderá respondê-la. Entretanto, é importante frisar que o medicamento é um coadjuvante no tratamento dos transtornos mentais, pois ele trata apenas os sintomas, e não a causa do transtorno. Por isso, se quiser ter resultados consistentes e duradouros, é muito importante que você associe à medicação um tratamento pela fala. Falar daquilo que te incomoda com um profissional que tenha uma escuta qualificada pode te ajudar muito. Sugiro que procure um psicanalista ou psicólogo. Você pode entrar em contato com as universidades da sua região, pois as faculdades que oferecem o curso de psicologia possuem serviços de psicologia aplicada (SPA), através dos quais os alunos realizam atendimentos clínicos sob supervisão de professores, a preços populares. Espero ter ajudado. Boa sorte.
Além do eventual uso de medicamentos como um auxílio, é importante o acompanhamento com um psicólogo na psicoterapia.
Nesse processo, será possível compreender melhor essa fobia e transformá-la, dissolvendo bloqueios para a socialização.
Qualquer medicação para tratamento de Fobia será apenas um paliativo para aliviar os sintomas de ansiedade que podem estar insuportáveis. No entanto, nenhuma medicação atuará na dissolvição da razão que causou a Fobia, portanto os sintomas continuarão presentes de alguma forma até que se busque uma psicoterapia eficiente e de rápidos resultados. A Terapia do Reprocessamento, EMDR, com a qual trabalho, atua no cérebro exatamente onde ficou armazenada a memória causadora dos sintomas, oriundos de crenças negativas. Tem efeito rápido e alivia os sintomas sem precisar de medicação e ainda de forma definitiva, pois desloca a memória para uma área mais racional do cérebro. Fico à disposição para mais informações sobre a Terapia do Reprocessamento pelo e-mail deise.jardim@gmail.com.
Vai lhe ajudar a relaxar um pouco de alguns dos sintomas da ansiedade inerente á Fobia Social . Contudo , não vai lhe ajudar na sua angústia existencial , nos seus questionamentos quanto a uma vida mais plena no relacionamentos com os demais. Enfrente com respeito e de cabeça erguida sua problemática ...faça uma boa psicoterapia.
É interessante como sempre existe um medicamento para cada tipo de dificuldade do Ser Humano... no entanto, há de se observar que a medicação é, sim, muito bem vinda em casos em que o indivíduo se mantém em uma situação de impossibilidade de reação, um refém dos sintomas psíquicos que o afligem. Nesse caso, a medicação trará um alívio e o auxiliará no tratamento psicológico.

Independente da necessidade de remédios para o seu caso, é sempre importante consultar um psicólogo.
Olá!!!
A fluoxetina é um antidepressivo muito indicado para o controle da ansiedade, incluindo a ansiedade antecipatória, muito frequente nos transtornos sociais.
O efeito do remédio pode levar em média 15 a 20 dias para começar a fazer o efeito.
Busque um acompanhamento psicológico concomitantemente ao psiquiatra.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Fobia social
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.