Fiz uma videocolonoscopia e foi retirado adenoma tubular com atipias citoarquiteturais moderadas (displasia

3 respostas
Fiz uma videocolonoscopia e foi retirado adenoma tubular com atipias citoarquiteturais moderadas (displasia de baixo grau) em cólon sigmóide. NOTA: Margem cirúrgica não avaliável.
O que dizer sobre o adenoma e margem não avaliável? e qual o tratamento?
Os polipos adenomatoso são lesões na mucosa intestinal que são lesões pré malignas, ou seja, podem se malignizar ou não, um dos fatores para que isso aconteça é a passagem das fezes duras na lesão escarificando-as e sangrando e com a mutação genetica ocorre a transformação em celulas malignas. Em relação a margem cirúrgica não avaliável se diz respeito a retirada de toda a lesão com margem de segurança, ou seja, se retirou a lesão toda com margem de tecido sádio para que ele não retorne, porém a retirada é realizada por uma alça térmica e não temos com precisão a altura de profundidade pois existe o risco de perfuração de for aprofundado muito a alça de biopsia. Por isso repetimos a colonoscopia 1 x por ano sendo acompanhado por 5 anos e sendo realizado sempre que necessário a realização de polipectomia até ser realizada duas colonoscopia sem nenhum polipo

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia.

Pólipos adenomatosos são aqueles que apresentam risco de evoluir para o câncer, mas menos de 5% se transformam em um tumor maligno e podem levar de 7 a 10 anos para isto. Nestes casos de retirada aparentemente incompleta, na maioria dos casos, recomenda-se repetir a colonoscopia em 3 a 6 meses. Entretanto seu médico deverá levar em consideração outros fatores e também, se achar necessário, discutir seu caso com o médico endoscopista que realizou o procedimento.
O adenoma é uma les!ao benigna e pré maligna, ou seja, se não for retirada por completo, pode vir a se tornar um câncer ao longo de anos. A margem cirúrgica não avaliável se refere à retirada da lesão, que se fez com uma alça que queima a base do pólipo. Isso faz com que não se possa avaliar se a margem está livre de alterações ou não. Por isso a necessidade de repetir o exame em torno de 6 meses.

Especialistas

Luciana Cidrão Frota

Luciana Cidrão Frota

Gastroenterologista, Endoscopista, Médico clínico geral

Fortaleza

Luciana de Holanda Lima Dornelas Câmara

Luciana de Holanda Lima Dornelas Câmara

Cirurgião oncológico

Recife

Amanda Ferrante

Amanda Ferrante

Coloproctologista

Osasco

Allyson Hertz

Allyson Hertz

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

Rio de Janeiro

Thiago Chamma

Thiago Chamma

Endoscopista

Curitiba

Luis Fernando Tullio

Luis Fernando Tullio

Endoscopista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 532 perguntas sobre Pólipos do intestino grosso (cólon e reto)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.