Fiz uma ultrasonografia transvaginal e descobri que tenho a SOP (Sindrome do Ovário Micropolicistico),

2 respostas
Fiz uma ultrasonografia transvaginal e descobri que tenho a SOP (Sindrome do Ovário Micropolicistico), qual a indicação de tratamento? Seria necessário cirurgia?
Olá. Obrigado por escrever. De uma forma bem simples, todo mês, vários óvulos primordiais se preparam para amadurecer e serem ovulados, coisa de milhares. Geralmente só 1 ovulará. O resto vai morrendo no caminho do centro à periferia de cada ovário. Muitos chegam até a superfície, mas não ovulam e desaparecem. Mas, às vezes não. Nesse estágio, ao fazermos US, vemos os ovários com vários cistinhos em suas superfícies. Isso acaba por regredir de alguma forma, até que novo ciclo recomeça. Todo ovário é multicístico numa fase do ciclo, pelo menos uma vez na vida. Vamos deixar nossos ovários em paz. Muita gente confunde essa imagem de ovários micropolicísticos (vários pequenos cistos) com SOP. A síndrome de ovários policísticos não é isso. A SOP é um transtorno importante que precisa de abordagem terapêutica, e cada caso é diferente, pois as donas desses ovários são diferentes. Tem certeza de que você tem mesmo SOP?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A SOP ( síndrome dos ovários policísticos ) traz alguns problemas: 1- faz com que a mulher não ovule , isso faz atrasar a menstruação e dificulta a gravidez - 2 - faz a mulher produzir mais hormônios masculinos, que dá excesso de espinhas e de pêlos - 3 - pode causar resistência à aça da insulina, que faz ter mais risco de diabetes. O primeiro tratamento para SOP é perder peso. Se mulher emagrecer entre 5 a 10% do peso, geralmente já regula os hormônios . Para quem tem SOP e quer engravidar, se tiver dificuldades tem tratamento com medicação para voltar a ovular. Para quem na quer engravidar, o tratamento é com anticoncepcionais, e em alguns casos medicação para combater o excesso de hormônio masculino, medicamentos e atividade física para combate a resistência insulina e evitar que a pessoa desenvolva diabetes. Para quem já tem excesso de pêlos é preciso fazer depilação, pois os medicamentos não fazer regredir os pêlos, apenas evitam engrossar ou nascer novos.

Especialistas

Carolina Marques Figueira de Queiroz

Carolina Marques Figueira de Queiroz

Ginecologista

Salvador

Fernanda Toledo Abdul Hak

Fernanda Toledo Abdul Hak

Ginecologista

Taguatinga

Andréia de Deus Bueno

Andréia de Deus Bueno

Ginecologista, Sexólogo

Mafra

Marcella Verolla Molina

Marcella Verolla Molina

Ginecologista

Brasília

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Carlos Jose da Fonseca

Carlos Jose da Fonseca

Ginecologista

Cabo de Santo Agostinho

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 112 perguntas sobre Cisto Folicular
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.