Fiz uma ultrasonografia transvaginal e descobri que tenho a SOP (Sindrome do Ovário Micropolicistico),
2
respostas
Fiz uma ultrasonografia transvaginal e descobri que tenho a SOP (Sindrome do Ovário Micropolicistico), qual a indicação de tratamento? Seria necessário cirurgia?
Dr. Francisco Batista Oliveira
Ginecologista, Especialista em medicina estética, Sexólogo
Belo Horizonte
Olá. Obrigado por escrever. De uma forma bem simples, todo mês, vários óvulos primordiais se preparam para amadurecer e serem ovulados, coisa de milhares. Geralmente só 1 ovulará. O resto vai morrendo no caminho do centro à periferia de cada ovário. Muitos chegam até a superfície, mas não ovulam e desaparecem. Mas, às vezes não. Nesse estágio, ao fazermos US, vemos os ovários com vários cistinhos em suas superfícies. Isso acaba por regredir de alguma forma, até que novo ciclo recomeça. Todo ovário é multicístico numa fase do ciclo, pelo menos uma vez na vida. Vamos deixar nossos ovários em paz. Muita gente confunde essa imagem de ovários micropolicísticos (vários pequenos cistos) com SOP. A síndrome de ovários policísticos não é isso. A SOP é um transtorno importante que precisa de abordagem terapêutica, e cada caso é diferente, pois as donas desses ovários são diferentes. Tem certeza de que você tem mesmo SOP?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A SOP ( síndrome dos ovários policísticos ) traz alguns problemas: 1- faz com que a mulher não ovule , isso faz atrasar a menstruação e dificulta a gravidez - 2 - faz a mulher produzir mais hormônios masculinos, que dá excesso de espinhas e de pêlos - 3 - pode causar resistência à aça da insulina, que faz ter mais risco de diabetes. O primeiro tratamento para SOP é perder peso. Se mulher emagrecer entre 5 a 10% do peso, geralmente já regula os hormônios . Para quem tem SOP e quer engravidar, se tiver dificuldades tem tratamento com medicação para voltar a ovular. Para quem na quer engravidar, o tratamento é com anticoncepcionais, e em alguns casos medicação para combater o excesso de hormônio masculino, medicamentos e atividade física para combate a resistência insulina e evitar que a pessoa desenvolva diabetes. Para quem já tem excesso de pêlos é preciso fazer depilação, pois os medicamentos não fazer regredir os pêlos, apenas evitam engrossar ou nascer novos.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá , tudo bem?! Quem está gestante de 2 meses é aparece o cisto anecóico de 9 centímetros é arriscado pro bebê?
- Boa noite .meu cabelo está caído muito a dermatologista pediu para fazer um biopsia. Fiz essa biopsia e o resultado deu que eu tenho cisto infundibular, só que não tenho nem um caroço na cabeça. Tem como ser dentro dos fios .
- Controle de ovulação Folículo com 1,4cm próxima ultra estava com 1,2 Sinal que ovulei ?
- Bom dia gostava de saber se é possível engravidar mesmo com um cisto e com o implante fora da validade?
- Bom dia, eu sou doadora de óvulo. Porém uma semana pra indução descobri a gravidez. Seria possível ainda fazer a indução do ovário estando grávida. Já que os hormônios usado na fiv são os mesmo que temos na gravidez
- Parei o anticoncepcional a 2 meses e estou agora com 20 dias de menstruação atrasada,fiz teste mas deu negativo e a ultrassom deu um cisto no ovário direito mas estou com dor lombar,seios doloridos as duas coisas podem ter relação??
- Fiz uma US e deu volume ovariano normal da menacme 3 a 9 cm. E ovários policísticos compatível com alteração funcional. Isso dificulta engravidar?
- Tratamento para cisto no ovário há 2 meses, a menstruação está atrasada, é normal?
- Tenho cisto no ovario folicular as vezes sinto incomodo aonde ele ta como se tivesse latejando, isso é normal ?
- O que significa ter raros pequenos foliculos no ovário?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 112 perguntas sobre Cisto Folicular
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.