Fiz uma ultra-abdominal e descobri que estou com uma pedra de 1 cm na vesícula. Sinto muito enjoo, dor

2 respostas
Fiz uma ultra-abdominal e descobri que estou com uma pedra de 1 cm na vesícula. Sinto muito enjoo, dor no estomago, muita prisão de ventre, inchaço abdominal. Esses sintomas são provenientes da pedra? É necessária uma cirurgia para retirada da vesícula? Com a cirurgia fico boa da prisão de ventre?
A colecistopatia crônica calculosa, ou seja, a inflamação da vesícula biliar por presença de pedra, pode acarretar diversos sintomas, geralmente relacionados a desconforto na região dita como "boca do estômago"e logo à direita também, além de náuseas e vômitos. É possível haver outros sintoma, mas dificilmente constipação. Este quadro tem indicação sim de cirurgia, feita por laparoscopia (videolaparoscopia). Com a retirada da vesícula o efeito colateral mais comum de ocorrer é o aumento do trânsito intestinal, ou seja o intestino costuma ficar mais "solto". Mas, de qualquer forma, você precisa passar por uma avaliação médica para poder definir melhor seu quadro e instituir a terapêutica adequada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prisão de ventre não tem a ver com pedra na vesícula. Claro que a colelitíase (pedra na vesícula) pode dar enjôo e dor abdominal que piora quando come comidas gordurosas mas o sintoma de prisão de ventre + enjôo e vômitos e inchaço abdominal pode sugerir que algo está acontecendo dentro de seu abdome que está aumentando a pressão dentro da barriga. Se você tem perto de 50 anos seu cólon deve ser também examinado antes da cirurgia, dependendo do resultado que der seu ultrassom.
Tomara que seja só uma pedra que inflamou sua vesícula cuja resolução é a cirurgia de retirada da vesícula por laparoscopia, mas, definitivamente, não explicaria o seu intestino estar mais parado a não ser que haja outra coisa acontecendo concomitante. Consulte um bom cirurgião do aparelho digestivo. Melhoras!

Especialistas

Ivelise Regina Canito Brasil

Ivelise Regina Canito Brasil

Cirurgião geral

Fortaleza

Antonio Barroso

Antonio Barroso

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Manoel Dias de Albuquerque  Filho

Manoel Dias de Albuquerque Filho

Cirurgião geral

Salvador

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral

Brusque

Dayana Galdino

Dayana Galdino

Cirurgião geral

Joinville

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1564 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.