Fiz uma tomografia para acompanhamento oncológico, pois o ano passado tive um câncer na papila duode

2 respostas
Fiz uma tomografia para acompanhamento oncológico, pois o ano passado tive um câncer na papila duodenal, fiz cirurgia e quimio, na tomografia apareceu um nódulo pulmonar não calcificado, localizado no lobo inferior esquerdo, medindo 0,6 cm, indeterminado. Devo me preocupar?
Boa noite!
São comuns achados de nódulos pequenos no pulmão, e eles não necessariamente significam alguma doença.
Estes nódulos menores que 1,0 cm (infracentimétricos) normalmente são descritos como indeterminados e na imensa maioria das vezes são benignos.
Por serem pequenos e terem baixo potencial de causar problemas, normalmente são apenas acompanhados come exames de imagem. É claro que em pacientes com histórico de câncer sempre prestamos mais atenção durante o seguimento. Caso aumentem ou mudem de padrão, merecem ser investigados com biópsia.
Muito provavelmente seu nódulo seguirá estável, não tem relação com o câncer e não te trará problemas.
Faça seu seguimento adequadamente!
Um abraço

Olá. Com o histórico de câncer, pode ser que seja metástase, mas pode não ser nada.
O seguimento de perto com exames de imagem clarificará a natureza da doença.
Claro, se você tiver sintomas, algo de anormal na imagem do abdome ou marcadores tumorais elevados, seu oncologista avaliará o quadro de forma diferente....
Clarifico que lesões subcentimétricas pulmonares são difíceis de biópsiar, bem como fazer um PET-CT com FDG para avaliar somente esse pequeno nódulo não vai ajudar, pois está abaixo do limite de detecção pelo método.
Assim sendo : converse com seu Oncologista, que avaliará o quadro como um todo.
Um abraço.