Fiz uma ooforectomia unilateral por causa de um teratoma de 11cm há 7 meses. Tenho 29 anos e tomava

4 respostas
Fiz uma ooforectomia unilateral por causa de um teratoma de 11cm há 7 meses. Tenho 29 anos e tomava anticoncepcional há 10 anos, descobri que estou com um nódulo de 5,12 cm no fígado que pode ter relação com o uso do anticoncepcional pelo excesso de estrógeno. Parei de tomar o anticoncepcional para verificar se diminui o tamanho do nódulo do fígado. Juntando o fato de eu parar de tomar anticoncepcional depois de tanto tempo e o fato de eu ter retirado um ovário pode me trazer complicações no que diz respeito a descontrole hormonal? Quem tira apenas um ovário tem que fazer reposição hormonal?
Mesmo retirando um ovário, se o ovário que permaneceu não tem nenhuma grande alteração, não há necessidade de fazer reposição hormonal e a melhor forma de perceber isso é a regularidade do ciclo menstrual.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se retirou somente 1 ovário, não precisa de reposição hormonal. Em tese o outro deveria estar funcionando. Mas é válido confirmar com exames hormonais. Outra questão é se menstrua regularmente também é indício de que o outro ovário esteja funcionando normalmente.
Olá, nada prova de que o nódulo hepático foi devido ao uso de anticoncepcionais. Terá de fazer exames adicionais para estudar melhor esse nódulo.
Você poderá optar por outros métodos anticoncepcionais e não hormonais.
Um ovário da conta em repor o que você precisa de hormônios.
Espero ter ajudado!
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
A avaliação completa das características do cisto ao ultrassom é importante: tamanho, capsula, septos, vascularização ao doppler, presença de papilas, etc.
Os marcadores tumorais podem ser importantes para o diagnóstico. A ressonância pode trazer informações adicionais.
O cisto dermoide ou teratoma maduro é um tumor benigno do útero. O risco de malignidade ou de teratoma imaturo é muito baixo.
O tratamento é cirúrgico para confirmar a benignidade da lesão, para evitar que o crescimento danifique o tecido ovariano normal e para melhorar sintomas como dor pélvica.
A cirurgia a ser realizada é a ooforoplastia ou plástica do ovário, isto é, o cisto dermoide deverá ser retirada e o tecido normal do ovário deverá ser preservado. Se a lesão é grande pode não haver tecido ovariano normal e pode ser necessário a retirada do ovário.
Quando for operar, procure um médico com experiência em laparoscopia. Essa via de acesso irá ajudar na sua recuperação pós-operatória.
Existe um risco de recidiva de 11 a 13% no ovário contralateral.
Não há a necessidade de reposição hormonal após a retirada de um ovário.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.
Para saber se tudo está bem com a sua cirurgia, a sua avaliação clínica é fundamental.
Discuta com o seu médico a liberação para relações sexuais, para uma gravidez, atividades físicas e atividades de vida habituais.
Nem todos os nódulos no fígado impedem o uso de anticoncepcionais. Se você tiver uma hiperplasia nodular ou um hemangioma, poderá usar qualquer anticoncepcional.
Se tiver um adenoma hepático não poderá usar qualquer anticoncepcional, mesmo os de progesterona isolada ou DIU hormonal.
E o DIU de cobre?É uma alternativa. Não corra o risco de uma gravidez indesejada.
Nunca inicie ou troque uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 240 perguntas sobre Ooforectomia Uni Ou Bilateral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.