Fiz uma endoscopia e alguns pólipos estavam sangrando. Isso é úlcera?

2 respostas
Fiz uma endoscopia e alguns pólipos estavam sangrando. Isso é úlcera?
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Na verdade pólipos e úlceras são doenças diversas.
Mas sua pergunta é interessante por abordar 3 aspectos:

- pólipos
- úlceras
- sangramentos digestivos

Meus leitores aqui se aproximam de 1 milhao e 400 mil. Sei que chega a esse (incrível) número pelo meu modo de INFORMAR sobre problemas digestivos, baseados nos meus 34 anos de Experiência que incluem prática aqui e no Exterior.
Nunca falo sobre casos individuais baseado em poucas linhas que recebi na net. Posso INFORMAR meus leitores, com dados genéricos.
Hoje falo sobre PÓLIPOSPolipos são algo importante e fascinante, pois podem ser de vários tipos e levar a problemas diferentes.
Falo sobre os pólipos de modo geral. Não tenho como falar especificamente de seu caso.
Faço isso para INFORMAR ao senhor(a) e aos mais de 100000 leitores que tenho aqui a cada mês. Mas tudo que falo é genérico.

Há pólipos que são pré-cancerosos. Sua retirada, durante a Endoscopia ou Colonoscopia, previne o futuro aparecimento de um câncer de estomago ou, mais frequente, intestino grosso(colon). Esses pólipos são interessantes no sentido em que podem ser um desafio ao Médico Endoscopista. Quando são muito grandes, ou tecnicamente difíceis há várias tecnicas bem sofisticadas que permitem sua retirada na maioria dos casos.
Após a retirada dos pólipos pré cancerosos há necessidade de acompanhamento mais rigoroso , que varia de acordo com o caso. O tempo para novo exame também varia, de acordo com as características do pólipo, que- como tudo em Medicina- são individuais.
Quase todo dia me perguntam: doutor em quanto tempo é a nova Endoscopia? em quanto tempo é a nova Colonoscopia?
Respondo que isso depende(basicamente) do tipo de pólipo. E isso vai de pessoa para pessoa. Não há casos idênticos.
Claro que para saber o tipo e característica dos pólipos, o Médico Endoscopista deve trabalhar em conjunto com um bom medico Patologista.
A maior parte dos pólipos felizmente não predispõe ao câncer. Quando achados na Endoscopia ou Colonoscopia são igualmente retirados e mandados para análise. Nesse caso, o acompanhamento com novos exames é menos rigoroso, mas deve ser feito.
Os pólipos raramente causam sintomas. Algumas vezes levam ao sangramento intestinal. Certas vezes, mais raras, levam a saída de muco(material esbranquiçado e transparente) pelo ânus. Mas é raro causarem outros sintomas.
Como já disse: os pólipos são fascinantes. Não é sempre que temos a oportunidade de previnir o desenvolvimento de um câncer. Quando isso acontece, o Médico que ama sua profissão fica muito contente, pois fez o que há de mais importante: salvou seu paciente. No meu caso, digo a todos que não ganhei o dia, mas ganhei o ano(no sentido espiritual).
E mesmo quando não há tantos riscos, a atividade de retira-los (chamada polipectomia) é muitas vezes um estímulo, mesmo aos Endoscopistas e Colonoscopistas experientes.

Polipectomia é a retirada do pólipo(por favor ver acima)

Com relação á resposta do meu colega acima, considero-a prudente e sensata.

AOS MUITOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

1) É possível ler minhas Colunas no Jornal. Basta entrar no Face do Jornal Sudoeste do Estado.
Ali há artigos sobre Gastrites, Refluxo, Hernia de Hiato, Hemorróidas, Intestino Preso, Intestino Irritável, sobre exames como Endoscopia e Colonoscopia e sobre tratamentos. Os Artigos são também reproduzidos no Google (Dr. Paulo Sergio Lopes).
Por favor, não confie em marcação de Consultas ou outros dados pelo Doctoralia, pois eu mesmo não confio. Veja no Google, mas use o nome completo (acima). Ali poderá ver muito mais sobre minha (modesta) Filantropia, a opinião de meus pacientes e dezenas de fotos. T

2) nos próximos 15 dias não haverá nenhum atendimento telefônico em S. Paulo. Por favor, não ligue. Não queremos frustrações em nossos queridos pacientes

3) caso queira contato conosco, por favor nos acrescente no Whats. O fone é o mesmo da Clínica. Basta procurar no meu Perfil neste site. Ou no Google (Dr. Paulo Sergio Lopes), que é milhares de vezes mais confiável que o doctorália.

4) Consultas Online- aceitarei um número limitado de Consultas Online. Há um número muito maior de pedidos do que eu posso atender , e só farei consultas quando estiver em boas condições físicas, para manter a qualidade.
Nesse caso, por favor procure a abea filantropia ( o email é esse, no Google) e solicite a eles que vejam se há disponibilidade. É a abea filantropia que cuida de toda a parte de agendas. Nao tente marcar pelo doctoralia, por favor.