Fiz uma cirurgia nefrolitotomia percutanea no rim direito que tinha cálculo de 4 cm, rim com dilatação

3 respostas
Fiz uma cirurgia nefrolitotomia percutanea no rim direito que tinha cálculo de 4 cm, rim com dilatação e 20% de funcionamento conforme exames. Gostaria de saber porque o Dr. além do duplo jota, deixou um dreno externo e pediu que aguardasse 9 dias? Qual a função do mesmo? Pode ser outro problema?
É comum deixar a nefroscopica junto com o duplo jota sem ter algo diferente na sua cirurgia! Ambos são protetores da drenagem urinária! Att

Esse dreno externo se chama nefrostomia, e tem três principais objetivos: tamponar algum sangramento no primeiro dia, facilitar drenagem urinária (ajudando o duplo j) e servir para manter um trajeto quando está programada uma reoperaçao precoce. Os motivos pelos quais seu médico optou por manter todos esses dias de nefrostomia devem ser discutidos com o próprio. Boa sorte.
A nefrostomia permite uma drenagem mais adequada do rim e mantém uma via de acesso para re-abordagem em caso de cálculos residuais, após cirurgias para cálculos coraliformes muito grandes. Não significa necessariamente algum problema. Faz parte da técnica e muitos urologia usam-na de rotina nas primeiras 24 horas de pós operatório.