Fiz uma cirurgia funcional do nariz. Desvio de septo, hipertrofia dos cornetos e adenoide. O médico

4 respostas
Fiz uma cirurgia funcional do nariz. Desvio de septo, hipertrofia dos cornetos e adenoide. O médico garantiu que não afetaria a estética do meu nariz. A cartilagem da ponta desabou, ficou horrível. Fiz uma correção com o mesmo médico com enxerto de cartilagem da orelha e não ficou bom. O que faço?
O primeiro passo seria fazer uma avaliação completa com exame físico da parte funcional e estética do nariz. Precisamos saber porque você perdeu projeção da ponta e comparar as fotos do pré e pós operatório. Para melhorar esta projeção pode ser necessário o uso de cartilagem costal. Mas o primeiro passo seria mesmo procurar um profissional especialista de sua confiança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá

em primeiro lugar, compare suas fotos antes e depois da cirurgia. Pense se a mudança é grande o suficiente para justificar uma nova intervenção.
Caso a alteração esteja causando grande incômodo, somente uma nova cirurgia com enxerto de cartilagem poderá resolver o problema.
Caso você não tenha mais cartilagem no septo nasal, as alternativas são a da orelha (você já usou uma delas) e de costela.
Pense que novas cicatrizes poderão aparecer para a retirada dos enxertos. Pese tudo isso e, caso opte por nova cirurgia, procure seu médico.
Atenciosamente
Se a queixa funcional foi corrigida, você respira bem e a queixa atual é somente estética, procure um cirurgião plástico especializado e que tenha experiência em rinoplastia pois cada intervenção pode resultar em uma maior dificuldade técnica e dependendo do caso , pode ser necessário reconstrução utilizando cartilagem costal ( costela) .
Sobre a sustentação e estruturação da ponta nasal:

1- Na septoplastia se houver uma retirada da cartilagem muito grande e que não mantenha o "L"que sustenta o nariz pode haver queda da ponta. Se foi retirada cartilagem próxima a espinha nasal em grande quantidade pode haver queda da ponta nasal. Se foi feita uma cirurgia para correção de desvio da ponta nasal, e este não visava a sustentação pode haver queda da ponta nasal
2- Tenha em mente que após retirada do septo por septoplastia e com a consequente queda da ponta nasal, não deve existir material suficiente nele pra fazer enxertospra sustentação da ponta.
3- Este material deve ser coletado então da costela para que exista material suficiente para gerar enxertos e com resistência grande para sustentar a ponta nasal. A cartilagem de orelha infelizmente não oferece nenhuma das duas qualidades para isso, na minha experiência
4- Para sustentar a ponta nasal pode ser necessário refazer o seu septo, caso tenha sido retirado material em excesso na septoplastia. Também será necessário enxerto para sustentar a ponta, com por exemplo o enxerto de extensão septal. Pode ser necessário também enxertos articulados alares, postes no septo. tudo vai depender do que necessita ser reconstruído.
5-Todos estes passos são fundamentais na minha experiência
6- Espero ter te ajudado e te convido para agendar uma consulta

Especialistas

Henrique Cruvinel

Henrique Cruvinel

Cirurgião plástico

Rio Verde

Renata Pereira Tavares

Renata Pereira Tavares

Cirurgião plástico

Goiânia

Agendar uma visita
Adriano Peduti

Adriano Peduti

Cirurgião plástico

Uberaba

Renata Medrado

Renata Medrado

Otorrino

Campo Grande

Agendar uma visita
James Melo

James Melo

Cirurgião plástico

Natal

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 465 perguntas sobre Rinoplastia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.