Fiz uma cirurgia de hérnia de disco há 15 anos atrás onde foi feita uma artrodese em L5-L4 e agora a
2
respostas
Fiz uma cirurgia de hérnia de disco há 15 anos atrás onde foi feita uma artrodese em L5-L4 e agora apareceu uma hérnia de disco extrusa em L4-L3 o médico disse que precisa retirar a artrodese antiga e fazer uma com maior fusão de vértebras, não existe outra possibilidade?
Isso que você descreve nós chamados de "doença do segmento adjacente", que é um "desgaste", ou "hérnia de disco", imediatamente acima ou abaixo da cirurgia prévia. Todo paciente que faz cirurgia de artrodese tem um risco de isso acontecer com o tempo. Esse risco é calculado em 2% por ano após a cirurgia de artrodese. Quando isso acontece e é necessário cirurgia (nem sempre é preciso operar), temos 3 maneiras de resolver com cirurgia: em alguns casos específicos é possível somente fazer uma descompressão (cirurgia sem impalntes / parafusos); podemos fazer uma artrodese para tratamento da nova hérnia/desgaste (cirurgia mais comum, a cirurgia que está descerevendo na pergunta); e em alguns casos específicos, para resolver o problema precisamos fazer cirurgias maiores, de correção do alinhamento da coluna na região operada. O especialista em coluna vai indicar uma ou outra cirurgia dependendo de inúmeros fatores que devem ser avaliados durante consulta.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Uma outra possibilidade de tratamento, quando realmente há a necessidade de ressecção (retirada) da hérnia de disco do nível adjascente, é o tratamento endoscópico. Esta cirurgia minimamente invasiva é realizada através de uma incisão de 1 cm, com retirada de toda a hérnia, sem necessidade de colocação de parafusos ou outras próteses e com alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá bom dia , fiz uma cirurgia percutanea a 1 ano e 6 meses por ter 3 hérnias de disco na coluna cervical, c4,c5,c6 fora a atrose e 1 hérnia na lombar , só que a 1 mês as dores voltaram com muito mais força, sou montador de andaimes a 18 anos e não consigo mais exercer minha profissão devido a fortes…
- Olá boa tarde Fiz uma cirurgia de hérnia de disco L5 S1, tem 15 dias E estou com dormência nas coxas e formigamento Estou sentindo muita vibração no reto (ânus) E perdendo a força de pisar com o pé direiro Isso é normal?
- fiz cirurgia da coluna coloquei 4 parafusos perpendicular, 4 travas de parafusos, 2 hastes lugitudinais, 1 cage lombar, 1 pipolar eletrico, 1 cabo pipolar, a pergunta é ainda posso dirigir ônibus por 9 horas seguidas? sou motorista de ônibus urbano, obrigado!
- Tenho dor na perna direita, dói mais a noite e manco p caminhar oq pode ser.
- Boa noite á 4 anos caí de uma altura de 4 metros fraturei o L 2 e L3 desde aí nunca mais pode trabalhar estou á espera de ser operado isso é normal
- Minha mae fez dissectomia de um cisto na lombar que estava comprimindo o nervo ciatico Hoje 2 meses após ela começou a sentir forte dores na perna direita é normal? Médico indicou apenas tramadol e fisioterapia
- Fiz artrodese de coluna lombar a 11 dias e sinto uma dor insuportável na perna direita é normal?
- Fiz uma cirurgia de artrodese lombar por via anterior em L4-L5/L5-S1 ja há 60 dias. Desde entao minhas maiores dores são nas pernas e musculares, alem da dor no local da cirurgia. É normal? Tambem tenho estado enjoada desde a cirurgia, mesmo quando fico sem os opióides, pois ja deixei de tomar para evitar…
- Acabei de descobrir que tenho três protrusões discais na coluna torácica. Gostaria de saber se posso praticar pole sport.
- Fiz uma artrodese tem 11 dias e afetou na mordenacao motora do meu pé direito não consigo andar direto e nem botar o pé pra cima e normal isso
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 478 perguntas sobre Artrodese da coluna lombar por via anterior
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.