Fiz uma biópsia é deu o seguinte resultado: Lesão intraepitelial escamosa vaginal de alto grau (VAIN-II)

3 respostas
Fiz uma biópsia é deu o seguinte resultado: Lesão intraepitelial escamosa vaginal de alto grau (VAIN-II) com alterações citopáticas, compatível com efeito viral HPV. Tem algum risco de desenvolver câncer no colo do útero?
Essa lesão é de vagina após a biópsia . Sugiro que faça controle . O mesmo HPV que acomete vagina acomete colo uterino. Mantenha seu preventivo em dia . Atenciosamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. O NIVA 2 é uma lesão de alto grau na vagina. É uma lesão provocada na vagina pelo HPV de alto risco. Essa lesão pode ser precursora de câncer de vagina e necessita de tratamento.
O mesmo HPV que infecta a vagina, pode infectar o colo uterino e gerar câncer de colo uterino. A coleta do Papanicolaou e a colposcopia podem ser importantes.
O tratamento da lesão de alto grau na vagina não necessariamente é cirúrgico. Existem medicações locais que podem ser usadas. A laserterapia e cauterização podem ser usadas no tratamento.
Se você tem o HPV de alto risco, os seus parceiros sexuais precisam procurar atendimento médico. Eles podem ter o HPV e lesões pelo vírus.
Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C e sífilis.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento.
O câncer de colo de útero é desenvolvido pela presença do HPV em quase todos os casos. Portanto, o fato de você ter o HPV aumenta o risco sim, porém não é certeza que desenvolva o câncer. Além disso, com um acompanhamento regular com seu ginecologista, você poderá identificar as lesões antes de se tornarem câncer e poderá fazer tratamento locais simples, sem necessidade de cirurgia, quimio ou radioterapia. Então é só continuar fazendo o preventivo regularmente com seu médico.

Especialistas

Olívia Rocha

Olívia Rocha

Ginecologista

Guanambi

Vitor Modesto

Vitor Modesto

Ginecologista

Surubim

Isabela Caetano

Isabela Caetano

Ginecologista

Brasília

Maikon Guimarães Fernandes

Maikon Guimarães Fernandes

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Guanambi

João Lucas Neto

João Lucas Neto

Ginecologista

Goiânia

Jorge Wilson Brum

Jorge Wilson Brum

Ginecologista

Uberlândia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 532 perguntas sobre Doenças Do Colo Do Útero
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.