Fiz uma biópsia de 12 fragmentos da próstata e em deles foi detectado um Adenocarcinoma acinar com

4 respostas
Fiz uma biópsia de 12 fragmentos da próstata e em deles foi detectado um Adenocarcinoma acinar com Gleason 3+3=6 que compromete 20 % do fragmento. Infiltração peridural não identificada. Esse quadro é indicativo para uma prostatectomia Radical?
Sim! Outra opção é a radioterapia ! São as 2 formas de tratar com a finalidade de cura! Sou mais adepto da prostatectomia radical no Brasil! Temos a técnica por vídeo e robótica já disponível em nosso meio! Att Ricardo Ferro

Para tal decisão deve se levar em conta a sua idade , valor de psa . Quando a intenção é curativa pode ser realizada a cirurgia ou radioterapia
Concordo com o Dr Kleiton Yamaçake. Para tomar qualquer decisão, devemos analisar vários fatores, incluindo idade, presença de alguma outra doença (doença do coração, doença pulmonar), se já foi submetido a alguma cirurgia prévia, nível de PSA, o toque prostático.
Também podem ser necessários outros exames complementares para a tomada de decisão.
Uma vez que preencha os critérios para o tratamento com objetivo de cura, existe a prostatectomia e a radioterapia que pode ser indicada conforme a avaliação do caso.
Procure o seu urologista, essas dúvidas são muito relevantes.

Atenciosamente,
Em sua pergunta não esta claro o numero de fragmentos acometidos, inflrmação que pode influenciar na escolha do possível tratamento. Entretanto, o quadro indica uma doença de baixo risco de crescimento e disseminação.
Neste caso, a prostatectomia ou a radioterapia são os tratamentos clássicos. Contudo, em algumas situações a doença pode apenas ser acompanhada (protocolo conhecido como vigilância ativa).
Consulte um especialista entender um pouco mais.
Atenciosamente.
Dr. Bruno Benigno