Fiz uma artrodese da coluna lobar na l4, l5, s1 a um ano e e três meses. Estou sentido dormência nos

3 respostas
Fiz uma artrodese da coluna lobar na l4, l5, s1 a um ano e e três meses. Estou sentido dormência nos pés e um pouco de dores no tornozelo e na coluna. Fui ao médico e constatou dois parafusos quebrados na s1. É necessário a retira dos parafusos?. O que devo fazer?.
Provavelmente a artrodese para o seu caso ocorreu, desenvolvendo a pseudoartrose ( a não fusão das vértebras) ocasionando uma movimentação no nível L5-S1 e esse movimento cíclico "fadigou" os parafusos causando a quebra. Os sintomas apresentados podem estar relacionados a isso, uma avaliação criteriosa com especilista em cirurgia da coluna com exame físico e de imagem poderá definir se há necessidade de revisão cirúrgica ou não. Abracos

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Provavelmente você evoluiu com quadro de pseudoartrose ,que é a não fusão óssea. quando a pseudoartrose ocorre pode haver falha da instrumentação como quebra de parafusos. O Nível L5S1 é um nível devido seus detalhes anatômicos e por ser o último nível da coluna lombar esta suscetível a pseudoartrose, por isso é muito discutido entre os especialistas de coluna se a cirurgia deve incluir este nível e quando incluir sempre fazer a artrodese interssomatica (colocação de cages entre as vértebras) e em alguns casos até parafusos em ilíaco como em cirurgias de deformidades.
Dessa forma, tem que conversar com o cirurgião que te operou para checar se há necessidade de uma nova cirurgia.
A artrodese de coluna é uma tentativa cirúrgica para criar fusão entre duas vértebras, ou seja, "juntar" dois ossos por um meio biológico de tecido ósseo. A função do parafuso neste caso é manter a imobilização e sustentação do segmento enquanto essa ponte óssea esta sendo formada pelo corpo. Esse processo de artrodese pode durar até 6-8 meses. Se não ocorre artrodese, o metal do parafuso tende a fadigar devido à sobrecarga mecânica até que ele quebre. A principal razão para uma quebra de parafuso no pós-operatório de uma artrodese de coluna é a não-fusão das vértebras, chamado no meio médico de pseudo-artrose. A necessidade de retirar os parafusos ou mesmo revisar a sua artrodese com nova fixação, na constatação de uma pseudo-artrose sintomática, só será decidida após avaliação criteriosa de um especialista.
Procure um cirurgião especialista em coluna !!!

Especialistas

Adenilson Lopes

Adenilson Lopes

Neurocirurgião, Especialista em dor

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Francisco Vaz

Francisco Vaz

Neurocirurgião

Recife

Agendar uma visita
Thiago Gomes Barbosa

Thiago Gomes Barbosa

Neurocirurgião

São Paulo

Agendar uma visita
Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 477 perguntas sobre Artrodese da coluna lombar por via anterior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.