Fiz um ultrassom de mama e deu Lipomas na mama esquerda, vou fazer um tratamento para engravidar e tenho

3 respostas
Fiz um ultrassom de mama e deu Lipomas na mama esquerda, vou fazer um tratamento para engravidar e tenho receio deles se desenvolverem. Porém o medico acha desnecessário retirá-los, mas tenho receio. Podem virar malignos com o tratamento de fertilidade?
Os lipomas são considerados nódulos benignos..
Não são nódulos hormônio dependentes e com isso não há como crescerem com tratamento para engravidar..
Na sua grande maioria têm crescimento limitado...
Caso atinjam um tamanho que dê abaulamento na pele ou cause compressão gerando dor ou desconforto podem ser retirados cirurgicamente.

Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se de fato são nódulos sugestivos de lipoma, esses não seriam influenciados pelas drogas utilizadas nos tratamentos de infertilidade e portanto não há motivos para maiores preocupações. Mas, diante de um temor seu, seu médico pode solicitar uma core-biopsy para confirmação anatomopatológica e sua cisma estaria resolvida. :)
Uma vez confirmado que é lipoma não há o que se preocupar, a degeneração neoplásica (no caso se transformar em um lipossarcoma), é algo realmente improvável.
Lipomas são nódulos benignos pouco comuns nas mamas. São vistos como imagens isoecóicas no ultra-som, porém podem ser confundidos com nódulos de característica hipoecóica, mais relacionada com nódulos sólidos da mama. Minha sugestão: na dúvida, repita a ultrassonografia com doppler colorido e escolha um serviço com grande experiência neste tipo de exame. Caso confirme lipomas, tudo bem, caso se trate de nódulo sólido, dependendo das características da imagem e de seu histórico familiar para câncer, pode ser mais seguro realizar uma biópsia para esclarecimento definitivo. Uma outra sugestão: verifique se você tem outros lipomas em tronco e membros e se na família há pessoas com múltiplos lipomas. Em caso positivo, pode ser que se trate de uma síndrome rara conhecida como lipomatose múltipla familiar, o que reforçaria o diagnóstico de lipomas mamários.

Especialistas

Bruna Faria

Bruna Faria

Mastologista

Aparecida de Goiânia

Heloisa Helena Rengel Gonçalves

Heloisa Helena Rengel Gonçalves

Mastologista, Ginecologista

São Paulo

Leandro Martins Drumond Moreira Brito

Leandro Martins Drumond Moreira Brito

Mastologista, Ginecologista

Três Pontas

Melissa Avena

Melissa Avena

Mastologista

Salvador

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 415 perguntas sobre Tumores benignos de mama
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.