Fiz um tratamento de canal antes de fazer uma restauração no dente 37. Só que, antes da restauração,

4 respostas
Fiz um tratamento de canal antes de fazer uma restauração no dente 37. Só que, antes da restauração, apareceu uma fístula na base desse dente. A dentista reabriu o canal, passou uma medicação e fechou. Mas a bolinha aumentou, 1 semana depois. Será que as bactérias são resistente à medicação?
Essa bolinha quer dizer que tem bactéria. A fístula (bolinha) é um artifício do seu organismo para debelar essa infecção. Essa bolinha deve ser investigada, com um exame chamado de fistulografia, que é um rastreamento do problema (infecção). Podem ser diversas as causas, como: trinca ou fratura do dente, canais não encontrados, infecção persistente, etc. Em casos de fístula persistente, pode haver a necessidade de uma cirurgia para curetagem desse local, ou seja, uma limpeza para restabelecer a saúde do dente. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A que medicação vc se refere?oral ou intracanal?
A eficiência do tratamento de canal é fundamentalmente a instrumentação ,não q a medicação seja dispensável,mas fica difícil opinar sem uma avaliação clínica.
Às vezes a resposta ao procedimento demora um pouco,converse com sua dentista para q ela te explique melhor o que pode estar acontecendo.
Obrigada pelo contato
Geralmente depois do tratamento de canal a fístula deve desaparecer. Se não desapareceu pode ser porque não se conseguiu limpar totalmente todos os canais, ou também pode ser uma trinca na raiz. Um endodontista pode avaliar melhor o caso e resolver o problema.
A causa mais comum de fístula relacionada a infecção nos canais dos dentes são as infecções tratáveis por tratamentos por tratamentos ou retratamentos de canal convencionais e não as resistentes. Se a fístula persiste, alguns pontos precisam ser verificados: (1) há algum canal que não foi localizado, ou (2) há trinca ou fratura em alguma raiz? A utilização de recursos como o microscópio e a tomografia computadorizada de pequeno volume podem esclarecer estas questões. Infecções resistentes são menos frequentes e estão relacionadas a bactérias bem estabelecidas no exterior da ponta da raiz e demandam cirurgia apical (na ponta da raiz). Entretanto, o acesso ao dente 37 pode não permitir a modalidade mais comum e resolutiva de cirurgia apical, que é apicectomia com obturação retrógrada. Se este for o caso, antes de se condenar o dente, há uma modalidade de cirurgia que é o reimplante intencional.

Especialistas

Jean Raphael Hora

Jean Raphael Hora

Dentista

Aracaju

Rodrigo Salum

Rodrigo Salum

Dentista

Belo Horizonte

Sérgio Murilo Coelho

Sérgio Murilo Coelho

Dentista

Florianópolis

André Heringer

André Heringer

Dentista

Nova Friburgo

Lorena Molinos

Lorena Molinos

Dentista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 295 perguntas sobre Cárie dentária
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.