Fiz um tratamento de 6 meses e a depressão voltou. Estou muito magra, sem apetite, tenho medo de morrer

15 respostas
Fiz um tratamento de 6 meses e a depressão voltou. Estou muito magra, sem apetite, tenho medo de morrer porque não como e fico fraca. O que devo fazer?
Procure um profissional da área psicológica. O diagnóstico pode ser confuso por conta de uma patologia já estabelecida mas é possível sim saber se trata-se de TDAH ou outro transtorno de atenção que possa estar prejudicando suas atividades. Com medicamento e tratamento terapêutico é possível reverter esse caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. João Suzart
Psicólogo
Salvador
A depressão é uma psicopatologia complexa, com múltiplas causas; por isso deve ser tratada por uma equipe multidisciplinar. É importante a consulta ao profissional de psiquiatria e neurologia, como também o acompanhamento periódico do profissional de psicologia e nutrição. Um tratamento para depressão não deve ser de apenas seis meses, pois é importante a avaliação periódica tanto do psiquiatra como do psicólogo. O indicado é, portanto, voltar ao profissional ou profissionais que deram início a esse tratamento e buscar sua continuidade; em caso dos mesmos afirmarem que o tratamento já foi cumprido, indica-se mudar de profissionais, sempre buscando o acompanhamento multiprofissional, como indicado acima. Atenciosamente, João Suzart.
Dra. Sandra Regina Barboza Costa
Psicanalista, Psicólogo
Jundiaí
A depressão costuma agir devido a um conteúdo recalcado, podendo significar distúrbios ocorridos desde a mais tenra idade, destacando o papel fundamental das relações objetais desenvolvidas em sua infância e ainda revelar dificuldade em simbolizar ausência, perda e/ou falta. Sendo assim, dar continuidade ao tratamento fazendo análise e/ou psicoterapia, bem como avaliação psiquiátrica é altamente recomendado.
Um dos tratamentos oferecidos pela psicologia é a regressão. Atravez dela é possível chegar na raiz do problema e resgatar as situações que você ainda pode estar sintonizada. A consequencia é a remissão dos sintomas. É uma técnica muito positiva, que vale apostar.
Sugiro que procure um psiquiatra, psicologo, faça uma revisão nutricional com um nutrólogo.
Fique atenta. Perda de peso podem contribuir ainda mais para potencializar os aspectos depressivos.
 Thais Chamma
Terapeuta complementar
Santo André - Pb
Olá,

Depressão é uma doença muito delicada e insistente, normalmente as pessoas que tem depressão precisam sempre estar atentas para que o quadro depressivo não se instale novamente.
Sugiro que procure um psicologo e diga sobre essa terapia não concluída, pois até esta é passível de analise, uma forma de punir a sí mesma e se conectar cada vez mais com a depressão.

Att,
Dr. Caio Cesar Gomes
Psicólogo
Santa Maria
Depressão ou anorexia?
Ambos os casos devem receber acompanhamento, no entanto, sem uma previsão de término. São transtornos graves e que merecem investimentos longos, quando, não para a vida toda.
 Alex Fernandes Nunes
Psicólogo
São Paulo
Procurar terapia e um psiquiatra podem lhe ajudar muito, o primeiro para tentar compreender o mecanismo de sua patologia, e o segundo para controlar os sintomas, nesse caso os dois devem trabalhar em harmonia para sua melhora
 Henrique Riedel Nunes
Psicanalista, Psicólogo
Sobral
Por mais que seja difícil arrumar energia para procurar ajuda, este é o primeiro passo. Há em todos nós essa tendência de tomarmos atitudes que na verdade nos prejudicam. O problema ocorre quando essa tendência se isola e atua de forma intensa. Dentro de um processo analítico ou psicoterapêutico você poderá lidar com essa tendência de uma maneira mais equilibrada e que não te cause tanto sofrimento. Espero ter ajudado e fique bem.
 Paola Escobar
Psicólogo
Camaragibe
Primeiro de tudo: você tem ajuda dentro de casa, alguém que possa confiar e com tempo para sair com você? Se a resposta é sim, peça ajuda a esse familiar ou amigo(a), para que ele possa ir junto ao encontro de um profissional - terapeuta e não exite em pedir ajuda a um psiquiatra, também. Quando então conseguir iniciar suas sessões de terapia e ter já uma medicação que lhe auxiliará na "cura", vá um nutricionista, pois com essa história de não mais comer bem, pode também esta necessitando de repor suas vitaminas.
Espero que tenha colaborado com a sua saúde orgânica e mental.
 Daniel Gutstein
Psicólogo
Rio de Janeiro
Recomendo fortemente, além da psicoterapia e visitas regulares ao psiquiatra, a matricula em alguma academia ou, ainda melhor, a contratação de um profissional de Educação Física (personal trainer). Exercícios físicos, principalmente os aeróbios, contribuem sobremaneira para a regulaçao hormonal do organismo, que fica deficitária frente ao quadro de depressão, trazendo uma série de beneficios além da simples e completa reversão desta patologia.
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
Procure um(a) psiquiatra e um(a) psicólogo(a) para avaliar a gravidade da depressão e o melhor tratamento. É preciso avaliar se há outros transtornos associados. Estes dois profissionais trabalhando juntos farão a diferença desde que se comuniquem adequadamente. Abraço forte e boa semana!!
 Luciana Gurjão Santos
Psicólogo
Fortaleza
Recomendo que você busque ajuda de um psicólogo e de um psiquiatra para que os dois profissionais possam trabalhar em conjunto e oferecer um tratamento mais adequado para as suas queixas.
A ajuda profissional vai fazer o diagnóstico correto e o melhor tratamento para seu caso. Procure psicólogo e neurologista ou psiquiatra. O mais importante ao iniciar o tratamento é não abandoná-lo. O quadro deve ser corretamente tratado para evitar recidivas.
 Thiago Sepulveda
Psicólogo
Rio de Janeiro
Busque um psiquiatra. E informe-o sobre a medicação que você tomava, visto você ter tido bons resultados com ela. E recomendo também que busque um psicoterapeuta para lhe ajudar no processo de tratamento.

Especialistas

Fernanda Tolomei

Fernanda Tolomei

Psicólogo

Rio de Janeiro

Caroline Domene

Caroline Domene

Psicólogo

Goiânia

Vade De Oliveira

Vade De Oliveira

Psicólogo

Tubarão

Déborah Santos

Déborah Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Andressa  Lamb de Souza

Andressa Lamb de Souza

Psicólogo

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1158 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.