Fiz um teste de tolerância a lactose, o resultado foi : Basal 96 mg/dL , 30min 143 mg/dL, 60 min 131

5 respostas
Fiz um teste de tolerância a lactose, o resultado foi : Basal 96 mg/dL , 30min 143 mg/dL, 60 min 131 mg/dL , sou intolerante ?
Olá! Os resultados do teste de tolerância representam apenas um dos parâmetros utilizados ao diagnóstico e à conduta nutricional. Em consulta com nutricionista, quando os sinais e sintomas também serão utilizados, seria o ideal.

Olá!
A primeira impressão a resposta é : Não! Mas....

Em pacientes com absorção normal de lactose, observa-se aumento da glicemia em 20 mg/dL ou mais* em pelo menos um dos intervalos medidos no teste.
Recomenda-se uma avaliação multidisciplinar e constante nos resultados dos exames.

Pacientes intolerantes geralmente apresentam sintomas durante a realização do teste.
Existem outros critérios também; indagar os hábitos alimentares, estilo de vida, padrão alimentar, ocorrência de disbiose intestinal por meio de uma anamnese cuidadosa junto com sua nutricionista.
Pelos valores apresentados no resultado, tudo indica que voce não seja intolerante à lactose, porém existem outros critérios clínicos a serem avaliados para um diagnóstico mais preciso e adequado. Outros fatores devem ser levados em conta com relação aos sintomas que voce sente, que podem referentes a outras patologias. Cabe uma consulta com nutricionista para melhor avaliação,
Com base nos valores que você forneceu, há uma indicação de possível intolerância à lactose. Durante um teste de tolerância à lactose, a ingestão de lactose é seguida por medições dos níveis de glicose no sangue para avaliar a capacidade do corpo de digerir e absorver a lactose.

Em um resultado normal, após a ingestão de lactose, os níveis de glicose no sangue aumentam, indicando que o corpo está digerindo e absorvendo adequadamente a lactose. No entanto, se houver uma intolerância à lactose, os níveis de glicose podem não aumentar tanto ou podem até diminuir.

No seu caso, o aumento dos níveis de glicose após a ingestão de lactose foi menor do que o esperado, indicando uma possível intolerância à lactose. No entanto, é importante ressaltar que apenas um médico ou profissional de saúde qualificado pode fazer um diagnóstico preciso com base em exames clínicos, histórico médico e sintomas relatados.

É recomendado que você discuta os resultados com um médico para uma avaliação mais completa.
Olá, á princípio, pelos resultados presentes não diria que você é intolerante. Porém , há pessoas que não possuem intolerância, mas possuem sensibilidade á lactose. Talvez com uma pequena quantidade de lactose seu corpo consiga digerir, e com uma quantidade maior não. Por isso a importância de passar com um nutricionista para correlacionar a alimentação e sintomas, e assim fazer testes para de fato ver como o seu corpo responde.
Fico disponível para mais orientações.