Fiz um exame e o diagnostico foi: Neoplasia intraepitelial escamosa cervical de baixo grau NIC 1, com

3 respostas
Fiz um exame e o diagnostico foi: Neoplasia intraepitelial escamosa cervical de baixo grau NIC 1, com alterações celulares padrão coilocitótico. Gostaria de saber se isso é HPV, se tem cura? Se for HPV, após quanto tempo poderei ter relações sem preservativo e sem o risco de contaminação ao parceiro?
Olá.O NIC 1 ou neoplasia intraepitelial cervical grau 1, é uma lesão de baixo grau provocada no colo uterino pelo HPV. Não é uma lesão grave e tem 80 a 90% de desaparecer sem qualquer tratamento. A orientação é repetir o Papanicolaou em 6 meses sem necessidade inicial de colposcopia ou biópsia.
Os seus parceiros sexuais deverão procurar atendimento médico. Eles podem ter o HPV e lesões pelo vírus assim como você tem no colo uterino.
Solicite ao seu médico exames para avaliar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C e sífilis.
Mesmo que a lesão no colo uterino desapareça, você tem grande risco de manter um infecção latente e crônica pelo HPV. Devido a essa infecção crônica e latente a transmissão para o parceiro sexual é possível mesmo não possuindo lesões no colo uterino. Use preservativos.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde ! NIC 1 está associado a HPV !
Vc deve realizar Papanicolau e colposcopia em 6 meses, realizar outros exames de DST e utilizar camisinha sempre ! ????
A neoplasia intraepitelial cervical grau 1 - NIC1 é uma lesão de baixo grau no colo do útero, estando em 99% dos casos associada a HPV, a preocupação é a progressão para lesão de alto grau e para câncer de colo do útero, porém neste caso a taxa de melhora espontânea chega a 90%. A recomendação é repetir o exame mais precocemente, em 6 meses para avaliar persistência, remissão ou progressão do caso. O parceiro pode estar já contaminado ou existe risco de contaminação, devendo então se feito de uso de preservativo em todas as relações.
É também recomendado neste caso investigação de outras DST´s possivelmente associadas como HIV, Hepatites e Sífilis . Converse com seu ginecologista

Especialistas

Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita
Nayara Santos

Nayara Santos

Ginecologista

Brasília

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 778 perguntas sobre Exame ginecológico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.