Fiz um exame de ressonância no laudo acusou uma fissura radial anular L4 L5, o que faço com essa d

3 respostas
Fiz um exame de ressonância no laudo acusou uma fissura radial anular L4 L5, o que faço com essa dor?
Essa fissura anular nada mais é do que a ruptura da cápsula mais externa do disco intervertebral, e faz parte do processo degenerativo discal que pode ou não chegar na hérnia. Acredita-se que essa ruptura da cápsula por si só já possa gerar uma dor aguda localizada e de forte intensidade (dor discogênica) causada principalmente por um processo inflamatório local. Tratando-se de um processo inflamatório agudo repouso de no máximo 2/3 dias e uso de medicações analgésica e anti-inflamatória pode ajudar muito. Importante no entanto é diferenciar essa dor de uma dor lombar com características mais crônicas (dor mecânica/miofascial) muitas vezes relacionadas a esforço por exemplo, ou uma dor irradiada para um dos membros (dor radicular), nesses casos podemos estar diante de um quadro multifatorial sendo indicado uso de medicações para dor crônica (como antidepressivos ou anticonvulsivantes). E em ambos os casos a reabilitação precoce (fisio/RPG/exercício físico) é sempre nossa melhor arma.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite, é necessário examiná-lo e avaliar o resultado dos exames para definir o grau dessa fissura para poder determinar o melhor tratamento, geralmente é através de Fisioterapia e uso de medicações indicadas conforme a causa, pode ser que sua dor seja muscular e não tenha relação com essa fissura detectada, boa sorte e bom tratamento.
Você não descreveu a sua dor: se é forte, fraca, se é na lombar ou na perna, se é contínua ou intermitente. Precisamos de todos estes dados e mais o exame físico e ver as imagens da sua ressonância para definir se esta dor vem mesmo da fissura radial anular. Essa fissura é um "rasgo" na parte de fora do disco da coluna que, geralmente faz parte do desgaste natural do mesmo.

Especialistas

Anderson Batista Rodrigues

Anderson Batista Rodrigues

Neurocirurgião

São Paulo

Ana Luiza Trindade

Ana Luiza Trindade

Especialista em medicina física e reabilitação

Porto Alegre

Francimar Lemos Baeta Evangelista

Francimar Lemos Baeta Evangelista

Ortopedista - traumatologista

Sete Lagoas

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Gustavo Bandeira Santos

Gustavo Bandeira Santos

Neurocirurgião

São Paulo

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 329 perguntas sobre Doenças Da Coluna Vertebral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.