Fiz tratamento para a síndrome do panico durante 16 meses com Oxalato de Escitalopram "ESC", 20 mg,

11 respostas

Fiz tratamento para a síndrome do panico durante 16 meses com Oxalato de Escitalopram "ESC", 20 mg, fiz o desmame há um mês. Estava me sentindo ótimo durante o último ano, ontem tive uma nova crise, isso pode ser efeito do desmame ou será que não era hora para finalizar o tratamento?
Não é efeito do desmame ou da retirada. O transtorno estava em atividade e sob controle com a medicação, quando foi retirada os sintomas voltaram a se manifestar. Converse com seu médico sobre outras intervenções antes de retirar novamente a medicação como a Terapia Cognitivo Comportamental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Geralmente o que acontece é quando o paciente retira a medicação, que era o apoio, e não estava em atendimento psicoterápico ou em análise, os sintomas e/ou queixas que haviam-no feito procurar tratamento médico retornam, às vezes até de outras maneiras.
Olá! O tratamento de maior eficácia em relação ao Transtorno do Pânico é a Terapia Cognitivo Comportamental. As pesquisas mostram que ela é eficaz no esbatimento dos sintomas e inclusive o paciente após o tratamento não volta a sentir os sintomas (sem recidivas). O tratamento somente com Terapia Cognitivo Comportamental foi mais eficaz (de acordo com a literatura científica) comparado ao tratamento somente medicamentoso e também mais eficaz em relação ao tratamento combinado de Terapia Cognitiva mais Tratamento medicamentoso.
Oi, pelo que entendi me parece que você estava tratando o transtorno de pânico somente com remédios, na minha experiência clínica o ideal é conciliar o tratamento com medicação e terapia. A terapia vai te ajudar a entender o seu funcionamento psíquico, a lidar melhor com as angústias e medos que podem causar o pânico. Na psicanálise ajudamos o paciente a olhar para todas as áreas da sua vida de uma forma mais profunda para que ela mesma possa compreender o que está acontecendo e, assim, tornar mais consciente as causas do pânico. Espero que tenha ajudado.
Sugiro você ser atendido por um psicólogo cognitivo comportamental que use o protocolo de 8 sessões de psicoeducacao Vencendo o pânico. Vejo o vídeo vencedo o pânico no YouTube que é um documentário sobre esse trabalho terapêutico construído na UFRJ. Você vai aprender a manejar a ansiedade estando pronto para retirada da medicação. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
Olá, como já foi respondido pelo colega psiquiatra e alguns psicólogos é fundamental que tenha um acompanhamento, preferencialmente com um Terapeuta da Terapia Cognitivo-comportamental, pois é a que apresenta melhor eficácia para este tipo de transtorno. É essencial aprender a lidar com a vulnerabilidade inerente ao quadro que apresenta no momento, desenvolvendo estratégias cognitivas e comportamentais mais adequadas. Espero tê-lo ajudado.
Pelo seu relato, as causas para a manifestação dos sintomas ainda estão ativas. Assim, o mais indicado é voltar ao psiquiatra para rever a medicação e dar início a Terapia EMDR. A terapia EMDR é indicada pela organização mundial de saúde como um tratamento eficaz para transtornos ansiosos, o que inclui o pânico.
É interessante avaliar com o seu psiquiatra a possibilidade de ir a terapia, até para que te ajude nesse processo de estar sem a medicação, e investigar possiveis causas para esta crise. Espero ter ajudado e sucesso pra vc!
A medicação vem para diminuir o sintoma e não mudar a causa. O que ocorreu com a retirada das medicações os sintomas voltaram Conversa com o seu médico e reforça a psicoterapia.
Olá! Primeiro é preciso saber se foi você ou seu médico que sugeriu o desmame, se por acaso foi por sua iniciativa pode ser que você ainda não estivesse preparado para ele. Acho importante a combinação da medicação com a psicoterapia, sugiro que procure um psicólogo para te orientar. Espero que fique bem. Um abraço.
Olá!
Com certeza foi muito precoce a retirada da medicação, a síndrome estava em atividade porém sendo controlada via medicamentos. Retorne ao seu médico, exponha todos os seus sintomas, que ele saberá como conduzir.
Independente da parte medicamentosa, procure apoio psicoterápico, quando associado os dois tratamentos, a resposta é muito mais eficaz!
Fique tranquilo que tudo ficará bem!
Grande abraço!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2149 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.