fiz tireoidectomia total, carcinoma papilifero a 1 ano, nao precisei fazer a iodoterapia, mas no exa

3 respostas
fiz tireoidectomia total, carcinoma papilifero a 1 ano, nao precisei fazer a iodoterapia, mas no exame recente, minha tireoglobulina deu 4.3, será que preciso fazer a iodo?
Se houver crescimento progressivo da tireoglobulina, deve ser avaliada a presença de anticorpos anti-tireoglobulina e pesquisar recidiva tumoral no pescoço, antes de se considerar o tratamento com iodo. Converse com seu cirurgião ou endocrinologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A tireoglobulina é o marcador de câncer pós tireoidectomia total. Você devera ser avaliada pelo seu cirurgião , endócrino e medica nuclear. Caso a curva se mantenha em elevação serão necessários uma reavaliação cervical com USG e cintilografia e exames de sangue. Procure o medico que a operou para uma reavaliação.
colaborando com estas orientações a você que apresenta esta dúvida, pois sabemos da preocupação e insegurança que o câncer trás aos pacientes, mas primeiro se você não realizou a radioiodoterapia para mim tem o significado de ser um pequeno tumor, controlável com levotiroxina sódica e utilizado CORRETAMENTE, ou seja, tomar em jejum de 8 a 12 horas no mesmo horário, com 1 ml de água e se alimentar após 1 hora. Por outro lado, a cada 3/3 meses vc deverá realizar o exame de tireoglobulina, e também, após a cirurgia, com a alteração da tireoglobulina, o médico deverá solicitar a pesquisa de corpo inteiro (PCI) e aí avaliar o resultado de captações, pois este exame serve para avaliar se as células do tumor estão em atividades local ou em outras partes do corpo, sendo que se apresentar valores (repostas) menores de 3%, o médico deverá reavaliar todas outras possibilidades.

Especialistas

Livia Firmino Gonçalves

Livia Firmino Gonçalves

Endocrinologista, Médico clínico geral

São Paulo

Ully Alla

Ully Alla

Médico clínico geral

São Paulo

Alessandra Barreto Miranda Seabra

Alessandra Barreto Miranda Seabra

Médico clínico geral, Endocrinologista

Natal

Carlos Eduardo Molinari Nardi

Carlos Eduardo Molinari Nardi

Cirurgião de cabeça e pescoço

Santos

Alana Rocha Puppim

Alana Rocha Puppim

Endocrinologista, Médico de emergência, Médico clínico geral

Vila Velha

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 836 perguntas sobre Doenças da glândula tireoide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.