Fiz recentemente uma cirurgia para correção de hérnia inguinal esquerda, realizada por videolaparosc

1 respostas
Fiz recentemente uma cirurgia para correção de hérnia inguinal esquerda, realizada por videolaparoscopia. No dia do procedimento, o médico que me operou falou que minha hérnia estava de tamanho considerável, e lembro-me de que, antes da cirurgia, ela chegou a descer um pouco para o saco escrotal, o que me levou a buscar a operação.

Atualmente, estou no 11º dia de recuperação. Percebi que, após uma caminhada leve de cerca de 10 minutos, sinto um pequeno abaulamento na região onde a hérnia estava, embora seja bem menor que o abaulamento que apresentava antes da cirurgia mesmo hoje sinto um leve conteúdo entrando e saindo acho que da parede abdominal como a hérnia que sentia antes .

Gostaria de saber se essa sensação de leve abaulamento é algo esperado nesse estágio da recuperação.

Agradeço desde já pela atenção e orientação.
Abaulamentos e enrijecimento na região inguinal submetida a cirurgia de hernioplastia videolaparoscópica podem acontecer por alguns motivos:

1)Edema/Inchaço dos tecidos manipulados na cirurgia
2)Presença da tela que gera uma fibrose local (proposital para criar uma barreira para evitar novas hernias no local), dando a sensação de abaulamento principalmente nas primeira semanas de pós operatório
3)Acumulo se seroma - Em hernias de tamanho moderado/grande , as vezes é necessário "abandonar o saco herniário" durante a cirurgia de correção ; isso significa que o tecido que reveste a hernia é cortado e deixado no local do orifício herniário, sendo reabsorvido posteriormente. Isso acontece pois há risco de lesão de outras estruturas ao redor se insistirmos em tirar o saco herniário por completo. Porém, quando abandonamos o saco herniário, ele pode produzir liquido denominado seroma que se acumula inicialmente e é reabsorvido em torno de 8 a 18 semanas (sendo necessário, as vezes, ser puncionado). Esse seroma acumulado pode ser a causa de abaulamento no sítio cirurgico.
4)Hematoma - Na região de dissecção da hernia correm vasos que ao serem manipulados podem sangrar momentaneamente gerando hematomas que as vezes causam pequenos abaulamentos além de mudança da coloração da região e dos testiculos (arroxeada)
5)Recidiva da hérnia - Recidivas precoces de hérnias são raras mas podem acontecer e devem ser descartadas por avaliação clínica e ultrassonográfica

Na dúvida, procure seu cirurgião para maiores esclarecimentos

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Leônidas Ferro Filho

Leônidas Ferro Filho

Cirurgião geral, Médico clínico geral

São Paulo

Leandro Teodoro Crippa

Leandro Teodoro Crippa

Cirurgião geral

São Paulo

LAURA B. C. FRAIJI SPOSINA

LAURA B. C. FRAIJI SPOSINA

Cirurgião geral

Curitiba

Allyson Hertz

Allyson Hertz

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

Rio de Janeiro

Roberto Camilo Tadeu Prado

Roberto Camilo Tadeu Prado

Cirurgião geral

Umuarama

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1981 perguntas sobre Hérnia inguinal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.