Fiz radioterapia na garganta. Perdi totalmente minha saliva. Eh irreversível ou tem cura ? Existe algum
3
respostas
Fiz radioterapia na garganta. Perdi totalmente minha saliva. Eh irreversível ou tem cura ? Existe algum tratamento como implantar celulas tronco das glândulas ?
Olá! Você deveria ter ido ao dentista assim que teve o diagnóstico, sei que é um momento bem complicado, mas essa é a hora certa para evitar complicações. Quanto antes procurar auxílio, maiores serão os benefícios! Vá a um estomatologista ou peça ao seu médico indicação de um dentista que tenha experiência com esse tipo de tratamento. Dependendo do tipo de terapia e medicações utilizadas, pode haver uma melhora, mas o mais comum é que essa situação não se reverta e você passe a depender de saliva artificial. Existem várias fórmulas e o dentista vai avaliar seu caso e escolher o melhor para você! Lembre-se de escovar os dentes com muita frequência, não use bochechos como listerine ou colgate, use escova ultra-macia! Beba muita água!Enfim, o dentista irá lhe dar indicações para evitar infecções oportunistas como cárie e"sapinho"!Procure logo o dentista, existem tratamentos, informações e técnicas para melhorar sua qualidade de vida! Células tronco ainda não resolvem esse caso. Boa sorte!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Existem casos em que 1 ano após a radioterapia você consegue perceber uma discreta melhora na produção de saliva. No momento desconheço terapias com células tronco para esses casos. Existem diversos géis e sprays para melhorar o ressecamento bucal (biotene, oral balance,salivan, kim kidrat). Beber bastante líquido é fundamental. Procure um estomatologista para te ajudar a lidar com o problema.
No site da Associação Brasileira de Halitose, você encontra os profissionais capacitados em alterações dos padrões salivares.
www.abha.org.br
Att.
www.abha.org.br
Att.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fui diagnósticada com síndrome de sjogren e por isso tenho xerostomia. Minha boca é seca em excesso. Estou desesperada. Qual profissional devo procurar pra tratar boca seca e seus sintomas desagradáveis como mau hálito?
- Estou sentindo a boca seca as vez não beba água direito e por ficar tão ocupada com minha bebê acabei não cuidando bem da minha higiene bucal será que tou com xerostomia?
- A Mitazarpina me causou boca seca, além da perda de saliva. Se retirar a medicação minha saliva volta?
- Brintellix 10mg, Lexapro 5mg ou Lyrica 150mg, qual desses medicamentos está deixando minha boca seca?
- Fiz uma Septoplastia com Turbectomia e retirada das amídalas a 02 Meses e estou com Xerostomia a mais de 30 dias. Não estou fazendo uso de nenhum medicamento. Esta secura pode estar associada à Cirurgia? Como melhorar a secura?
- tenho refluxo e fui diagnosticada com esofagite grau D, estou sentindo a boca seca também, a xerostomia pode está atrelada ao refluxo?
- Tenho falta de saliva na parte inferir da boca, o labio inferior gruda nos dentes de tão seco, para aliviar, massageio com pasta de dente , refresca, mas volta tudo depois, O que fazer, o dentista disse não ter cura, quero tratar isso o mais rápido possível. Quem procurar?
- Tenho salivação somente qdo estimulo com bala, chiclete e gel,qdo não estimulo a boca fica seca em consegue Cia os lábios secos.Tomei durante seis meses muita medicação para hérnia de disco,o que fazer?
- Qual a especialidade médica que devo procurar para o tratamento da boca seca?
- Tenho falta de saliva na parte inferir da boca, o labio inferior gruda nos dentes de tão seco, para aliviar, massageio com pasta de dente , refresca, mas volta tudo depois, O que fazer, o dentista disse não ter cura, quero tratar isso o mais rápido possível. Quem procurar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 21 perguntas sobre Xerostomia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.