Fiz prostatectomia radical em 2011 e radioterapia em 2012, meu PSA evoluiu de 0,003 em mar/2012 para

6 respostas
Fiz prostatectomia radical em 2011 e radioterapia em 2012, meu PSA evoluiu de 0,003 em mar/2012 para 0,17 em nov/2018. Significa que o câncer está voltando?

Obrigado
É difícil qualquer definição do seu caso sem qnalisar os seus exames. Após a radioterapia o critério para falha de tratamento seria a presença de 3 aumentos consecutivos do PSA ou elevação de 2,0 pontos do Nadir (menor valor do PSA após a radioterapia - no seu caso 0,003). No seu caso parece que não há critérios de falha do tratamento, apenas uma variação do PSA que pode ser observada após a radioterapia.
Consulte seu urologista e seu oncologista que têm mais informações sobre o seu caso e podem te dar mais esclarecimentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para quem fez prostatectomia radical, o Psa é considerado normal até 0,2. Porém tem que avaliar outro parâmetros. Fique tranquilo e procure seu oncologista para o seguimento
Olá,
Você fez um procedimento cirúrgico, com uma radioterapia adicional, e o PSAT manteve zerado por cerca de 6 anos.
Para responder de forma mais correta a sua pergunta precisamos conhecer sua história clínica e evolutiva, anatomopatológico e seu estadiamento. O ideal é procurar seu urologista para melhor acompanhar seu caso e esclarecer suas dúvidas. O PSAT ter aumentado após todo esse período é um bom sinal. Boa sorte.
Boa noite. É necessário ter todos exames prévio em mãos para entender o caso. A princípio, o PSAtotal está em valores bem baixos. Atenciosamente.
Olá! Muito pertinente sua pergunta! É fundamental que o paciente participe ativamente de seu tratamento e acompanhamento. No seu caso, que realizou uma Prostatectomia como tratamento primário, seguido de uma Radioterapia de resgate, uma análise importante é a do tempo de duplicação do PSA. Em casos como o seu, caso haja um tempo de duplicação lento e exames de controle, sem evidência de outros focos de doença, você pode continuar o acompanhamento. A intenção é postergar o início de uma hormonioterapia, caso haja necessidade. Atualmente, exames de imagem modernos, na area da medicina nuclear, auxiliam o acompanhamento! Boa sorte!
Após a prostatectomia, espera-se que o PSA total fique zerado ou próximo disso (menor que 0,01). Consideramos uma recidiva bioquímica, ou seja, a volta da doença quando o PSA total aumenta acima do valor 0,2 ng/dL após a prostatectomia exclusiva, ou quanto aumenta 0,4 ng/dL acima do nadir (valor mais baixo atingido) após a prostatectomia seguida de radioterapia.

Especialistas

Igor Franklin

Igor Franklin

Urologista

Teresina

Andre Berger

Andre Berger

Urologista

Porto Alegre

Natália Valleta

Natália Valleta

Oncologista, Médico clínico geral, Médico de tráfego

Bacabal

Gustavo Falcão Guimarães

Gustavo Falcão Guimarães

Urologista

Rio de Janeiro

Claudio Amorim

Claudio Amorim

Urologista

Belém do Pará

Mauricio Baptista Pereira

Mauricio Baptista Pereira

Oncologista

Vila Velha

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 513 perguntas sobre Câncer de próstata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.