Fiz o teste medindo o pulso e o resultado foi Ectomorfo. Eu era bem magra na infância, mas comecei a

5 respostas
Fiz o teste medindo o pulso e o resultado foi Ectomorfo. Eu era bem magra na infância, mas comecei a engordar do nada, por volta dos 11. Eu nunca fiquei com sobrepeso, mas tenho gorduras localizadas, coxas médias etc. Sou uma possível Ectomorfo ou o teste falhou?
Olá!
Geralmente estes testes não são muito fidedignos, pois é preciso mais informações para conhecer o seu biotipo. O fato de você ter começado a "engordar" aos 11 anos provavelmente estava relacionado ao início da puberdade, e lembrando que é comum mulheres acumularem mais tecido adiposo (gordura) em algumas regiões como as coxas ,quadril...

Olá! Os famosos testes de biotipos não são confiáveis, afinal cada um de nós temos uma estrutura e uma composição corporal diferente. O mais importante não é o seu biotipo, mas o que você faz para melhorar a sua composição corporal (mantendo uma boa massa magra e valores adequados de gordura).
Não há como definir o somatotipo apenas com uma medida de punho. O ideal seria realizar uma avaliação da composição física de forma completa, incluindo outras variáveis de diâmetros ósseos para afirmar 'esse biotipo'. De qualquer forma, concordo com as colegas, o mais importante é buscar equilibrar a composição entre tecido muscular/magro e tecido adiposo (gordura), e essa melhora de composição só terá resultado com um planejamento alimentar personalizado pra ti, com as proporções corretas de macro e micronutrientes, além de atividade física também orientada por um profissional.
Essa classificação de ectomorfo, endomorfo e mesomorfo já caiu por terra. Além disso, essa classificação não tem relevância na prática, o que importa é como está sua alimentação e seu nível de atividade física.
O teste do pulso é uma maneira simples de estimar o tipo de biotipo corporal, mas não é 100% preciso. É possível que você seja ectomorfa que ganhou peso com o tempo, ou que tenha outro biotipo com características semelhantes.
Fatores a considerar:
Histórico familiar: Se seus pais ou familiares próximos são ectomorfos, há maior chance de você também ser.
Composição corporal: Além do peso, é importante analisar a quantidade de massa muscular e gordura corporal. Ectomorfos geralmente têm mais massa muscular e menos gordura, mesmo com um IMC mais alto.
Distribuição da gordura: Ectomorfos tendem a ter mais gordura localizada em áreas como coxas, quadris e abdômen.
Possíveis explicações para o ganho de peso:
Mudanças hormonais: A puberdade, gravidez, menopausa e outras alterações hormonais podem influenciar o peso e a distribuição da gordura.
Dieta e hábitos alimentares: Uma dieta rica em calorias e pobre em nutrientes pode levar ao ganho de peso, mesmo em ectomorfos.
Sedentarismo: A falta de atividade física pode contribuir para o aumento da gordura corporal.
Recomendações:
Consultar um nutricionista: Ele pode avaliar seu biotipo, composição corporal e estilo de vida para determinar a melhor forma de alcançar seus objetivos.
Adotar uma dieta saudável e equilibrada: Priorizar alimentos ricos em nutrientes e com baixas calorias.
Praticar atividade física regularmente: Exercícios aeróbicos e musculação ajudam a manter um peso saudável e a definir o corpo.
Espero ter ajudado!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!