Fiz o psicoteste do concurso da pc-bahia foram cobrados os seguintes teste: teste de inteligência

16 respostas
Fiz o psicoteste do concurso da pc-bahia foram cobrados os seguintes teste:
teste de inteligência ti
teste de atenção cta
tepic-m
paleográfico
bfp
Fui péssima no teste de inteligência, não cheguei a atingir 15 , 16 acertos os outros teste fiz tranquila
É possível ser inapta diante da baixa produtividade em 01 dos testes ?
Ademais, gostaria de saber também se o TI é analisado com outro teste conjuntamente ?
Olá! Espero que esteja bem!

No processo seletivo para concursos, os testes psicológicos são aplicados para avaliar diferentes habilidades e características dos candidatos. Cada teste tem uma finalidade específica, e os resultados podem ser combinados para formar um perfil geral do candidato. O objetivo é identificar as características que são relevantes para o cargo em questão.

No seu caso, você mencionou que foi mal no teste de inteligência (TI) em particular, não atingindo uma pontuação alta. É possível que esse resultado possa ser considerado no contexto geral da avaliação psicológica, mas é importante ressaltar que a avaliação não se resume apenas a um único teste. Os demais testes que você realizou também serão levados em conta, e o resultado final levará em consideração a análise conjunta de todos os testes aplicados.

A inaptidão em um teste específico não necessariamente significa que você será considerada inapta para o cargo em questão. Cada teste avalia habilidades diferentes, e o resultado geral do processo seletivo pode depender de diversos fatores e critérios estabelecidos pela instituição responsável pelo concurso.

Quanto à análise do TI, ele pode ser considerado junto com outros testes e informações disponíveis para formar o perfil do candidato, mas a decisão final dependerá do conjunto de resultados e critérios estabelecidos pela banca examinadora ou pela comissão responsável pelo processo seletivo.

Se você estiver preocupada com os resultados e suas chances no processo seletivo, é aconselhável buscar informações específicas junto à instituição responsável pelo concurso para entender melhor os critérios de avaliação e como os resultados dos testes serão considerados na seleção final. Lembre-se de que a avaliação psicológica é apenas uma das etapas do processo, e é importante manter a calma e se preparar para as próximas fases, caso haja.

Boa sorte!

A avaliação psicológica para concurso público é uma etapa importante no processo seletivo para determinados cargos, visando identificar características e habilidades psicológicas dos candidatos que sejam relevantes para o desempenho das funções e a adaptação ao ambiente de trabalho. Nesse contexto, alguns construtos e métodos de avaliação comuns são utilizados.
Personalidade, Inteligência, habilidades específicas ,
Aptidão para o cargo, entrevistas psicológicas
Avaliação de competências e comportamentos profissionais, Por vezes, são utilizados questionários ou escalas para avaliar competências específicas relacionadas ao ambiente de trabalho e ao cargo pretendido.
Além disso, os instrumentos e métodos utilizados devem ser validados e confiáveis para garantir a precisão das avaliações. A legislação e as normas específicas para concursos públicos também devem ser rigorosamente seguidas para assegurar a legalidade de todo o processo de avaliação psicológica. Porém, o que muitos esquecem é de se prepararem antes, para estarem bem para aplicação dos testes. Isso não será avaliado, mas as vezes se a pessoa não estiver bem, ou se algo a incomodou durante a aplicação, pode alterar os resultados também. Logo, não fique tão preocupado, dependo do teste em que você foi mal, e também possa ser que isso não altere em nada sua possibilidade de adentrar, prepare-se para outras etapas e não foque nisso. Espero ter ajudado, e precisando estou a disposição. Boa sorte!
Olá...
Geralmente o teste de inteligência ,por ser mais exigente em habilidades intelectuais de raciocinio lógico 3 abstrato, têm a possibilidade de alterar o nível de ansiedade, pois conscientemente é normal sentir medo de fracassar. Os demais testes q são mais intuitivos nos dão maior liberdade de expressão.
Portanto, ir mau nunca teste de inteligência não significa incapacidade, mas pode estar ligado a estados de ansiedade maior diante da tarefa, ou até mesmo por alterações fisiologicas como sono e fome.
Os testes são analisados em conjunto, no contexto, e com certeza a ansiedade é considerada.
Seria importante buscar ajuda profissional para vc entender melhor sua ansiedade e sua performance no teste. Ajuda a acalmar e melhorar seu nível de segurança.
Abraços.
Procure ajuda psicológica. Posdo tr ajudar a lidar melhor com essas questões.
Oi, tudo bem?
Em um processo seletivo a avaliação vai ajudar a identificar se o testando tem as habilidades necessárias para exercer determinada função. E a testagem é apenas uma parte de todo o processo. Os testes para serem validados e aplicados passam por estudos rigorosos e controle do Conselho que determina a sua utilização ou não. São portanto instrumentos confiáveis. O fato de não estar apta para esse processo seletivo, não significa que não possa ser aprovado(a) em outros. Apenas que para esta vaga específica o seu perfil não estava dentro do que era esperado. De toda forma uma avaliação mais detalhada e a psicoterapia poderão te ajudar a se conhecer melhor e se preparar para enfrentar novos desafios. Fique bem, um abraco
Natália
Boa tarde, tudo bem?
Os resultados do testes são analisados de forma conjunta com as demais fontes de informações presentes no processo de avaliação psicológica para chegar a uma parecer sobre aptidão ou não para a vaga.
Espero ter ajudado!
Um abraço!
Olá! Concordo com o que os colegas explicaram, em que os testes não são avaliados em separado e sim com o conjunto de outros testes e outras fases do processo seletivo.
Penso que seja interessante refletir, o quanto de incômodo lhe gerou o fato de não ter atingido uma boa pontuação que a fez questionar sua capacidade e sua inteligência.
Abraços e boa sorte!
Olá! É bastante comum que haja esses questionamentos após o teste de inteligência (TI). Esse teste avalia habilidades de raciocínio lógico e abstrato, o que pode provocar maior ansiedade devido ao receio de um desempenho abaixo do esperado, ou de não ser suficientemente bom. Enquanto que os demais testes (atenção, memória, personalidade) possuem uma abordagem mais intuitiva, e acabam fluindo de forma mais natural em comparação ao TI. No entanto, é importante destacar que resultados menos favoráveis no teste de inteligência por si só não indicam falta de capacidade. Diversos fatores, como ansiedade, cansaço ou até mesmo aspectos fisiológicos podem influenciar o desempenho. E a avaliação dos testes leva em consideração o contexto completo, considerando a ansiedade, mas sem se fixar em um único teste ou resultado. Eu recomendo que você busque suporte profissional para trabalhar sua ansiedade. Isso não somente pode ajudar com sentimentos de insegurança, como também proporcionar estratégias para lidar melhor com a ansiedade e a autoconfiança.
Espero ter ajudado. Um abraço e boa sorte!
Nos concursos públicos, os resultados dos testes psicológicos, como os que você mencionou (teste de inteligência, teste de atenção, teste paleográfico, entre outros), são considerados como parte do processo de seleção e podem influenciar na sua avaliação geral. No entanto, a interpretação dos resultados dos testes psicológicos deve ser feita de forma cuidadosa e considerando vários fatores.

Se você teve um desempenho abaixo do esperado em um teste específico, como o teste de inteligência, isso não necessariamente significa que você será automaticamente considerada inapta para o cargo. Os resultados dos testes psicológicos geralmente são avaliados em conjunto com outros critérios e etapas do processo de seleção. Além disso, a análise leva em consideração a pontuação média da amostra que realizou o teste, a natureza do cargo para o qual você está se candidatando e outros fatores relevantes.

No entanto, cada concurso e instituição podem ter políticas e critérios diferentes para avaliar os resultados dos testes psicológicos. É importante lembrar que os testes psicológicos são ferramentas para avaliar características específicas e não devem ser encarados como uma avaliação completa da sua capacidade ou adequação para o cargo.

Quanto à sua pergunta sobre o teste de inteligência (TI) ser analisado em conjunto com outro teste, isso pode variar dependendo das políticas da instituição que está conduzindo o concurso. Alguns concursos podem usar a combinação de vários testes psicológicos para obter uma avaliação mais completa das habilidades cognitivas e emocionais dos candidatos. Isso é feito para reduzir a influência de possíveis resultados atípicos em um único teste.

Caso você tenha dúvidas específicas sobre o processo de seleção, recomendo entrar em contato com a instituição responsável pelo concurso para obter informações mais detalhadas sobre como os resultados dos testes psicológicos são avaliados e considerados na sua avaliação geral.
Somente um fator não qualifica como inapta... provavelmente será analisado o conjunto!
Realmente, a avaliação envolve um conjunto de fatores para considerar uma candidata apta ou inapta. Caso isso aconteça, e você fique se sentindo insegura, com sensação de incapaz para enfrentar outros desafios, importante procurar ajuda psicológica, e quem sabe, poder refazer os testes em consultório, sem a pressão e um estresse que envolve um concurso público, que muitas vezes, afeta o rendimento da pessoa.
Olá, infelizmente essa reposta vai depender muito do profissional que viu seus testes e fez a análise da avaliação como um todo, que por sinal vai além dos próprios testes. Espero que você consiga passar! Caso queria passar por um profissional para falar sobre esse momento da sua vida ou queria fazer uma avaliação psicológica da inteligência, para tentar entender o que aconteceu. Fique a vontade para entrar em contato comigo! Estarei disposto a te escutar, e tentar entender o que aconteceu, te ajudando no que precisar. Abraço.
Olá! Cada teste citado refere-se a uma análise do seu comportamento, atenção, personalidade e deve ser feito com cuidado, deve estar tranquilo também. Cuidar da ansiedade que está em volta da realização de provas de concurso é o melhor, que fará com que a segurança e calma estejam bem estabelecidas para que o sucesso venha ocorrer. Fique bem e tenha boa sorte!
Boa noite! Entendo sua preocupação com o desempenho no teste de inteligência durante o psico teste do concurso da PC-Bahia. É natural sentir-se ansioso ou frustrado quando os resultados não correspondem às nossas expectativas. É importante lembrar que a avaliação psicológica abrange uma variedade de testes, cada um medindo diferentes aspectos das habilidades e características do indivíduo.

O teste de inteligência (TI) é apenas um dos vários testes realizados durante o processo de avaliação psicológica. Embora o desempenho em cada teste seja levado em consideração, é o conjunto geral de resultados que será avaliado para determinar a aptidão dos candidatos.

A baixa produtividade em um único teste não necessariamente resultará em inaptidão. Os avaliadores consideram diversos fatores, incluindo o desempenho global do candidato, os resultados de outros testes e critérios específicos do cargo para tomar uma decisão.

Quanto à análise do teste de inteligência em conjunto com outros testes, é comum que os resultados sejam avaliados em relação aos demais testes realizados. Isso permite uma visão mais abrangente das habilidades cognitivas e comportamentais do candidato.

Caso deseje obter mais informações sobre o processo de avaliação ou seus resultados específicos, recomendo que entre em contato com a instituição responsável pelo concurso. Eles podem fornecer orientações adicionais e esclarecer suas dúvidas de forma mais detalhada.

Lembre-se de que um único teste não define suas habilidades ou competências como indivíduo. Continue focado em seus objetivos e aproveite a oportunidade para aprender e crescer com essa experiência. Estou aqui para oferecer apoio e orientação durante esse processo, se precisar.
Normalmente as avaliações psicológicas correspondem a uma bateria de testes, cada um tem sua importância, mas o conjunto é que trará o resultado que se espera para avaliar o perfil do candidato. Quanto a nota mínima que tirou em um dos testes, poderá ou não impactar negativamente conforme a regra estabelecida pelo concurso ou não. Mas é sabido que o momento da prova há fatores psicologicos e emocionais em jogo. Saiba que um único resultado de um teste não lhe representa.
Nos processos seletivos de concursos públicos como o da Polícia Civil da Bahia, a avaliação psicológica é uma etapa importante e é composta por diversos testes que buscam medir diferentes aspectos das capacidades cognitivas e emocionais dos candidatos. Os testes que você mencionou incluem:

Teste de Inteligência (TI): Avalia habilidades de raciocínio, lógica e capacidade de resolver problemas.
Teste de Atenção Concentrada (CTA): Mede a capacidade de manter a concentração em uma tarefa específica por um período prolongado.
TEPIC-M: É um teste que avalia aspectos da personalidade e temáticas relacionadas à estabilidade emocional e características de comportamento.
Teste Paleográfico: Geralmente utilizado para analisar a escrita de um indivíduo, podendo fornecer informações sobre características de personalidade.
Bateria Fatorial de Personalidade (BFP): Avalia traços de personalidade relevantes para o contexto profissional.
Quanto à sua preocupação sobre a performance no Teste de Inteligência (TI) e a possibilidade de ser considerada inapta devido a isso, é importante considerar alguns pontos:

Avaliação Integrada: Normalmente, os resultados dos testes não são avaliados isoladamente. O objetivo é obter uma visão abrangente do perfil psicológico do candidato. Assim, uma pontuação mais baixa em um teste pode ser compensada por pontuações mais altas em outros, dependendo do peso e da relevância atribuída a cada teste.

Critérios de Avaliação: Cada concurso estabelece seus próprios critérios para a avaliação psicológica. É possível que alguns testes tenham um peso maior que outros, ou que existam critérios mínimos a serem alcançados em testes específicos. Essas informações são geralmente detalhadas no edital do concurso.

Feedback da Avaliação: Em muitos concursos, os candidatos têm o direito de solicitar um feedback sobre sua avaliação psicológica, o que pode incluir uma explicação dos resultados e dos critérios utilizados. Verifique se isso é possível no concurso da PC-Bahia e, se for, pode ser útil para entender melhor sua situação.

Possibilidade de Recurso: Se os resultados da avaliação psicológica não forem favoráveis, os candidatos geralmente têm o direito de entrar com recurso. Isso permite que uma segunda avaliação seja feita, possivelmente por outro profissional, para confirmar ou revisar o diagnóstico inicial.

Recomenda-se verificar o edital do concurso para entender melhor os critérios específicos utilizados na avaliação psicológica e, se necessário, buscar orientação profissional ou legal para preparar um recurso, caso você sinta que a avaliação não refletiu corretamente suas capacidades.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!