Fiz o mapa, não conseguir dormir bem. Constou: Descenso atenuado de PA S. e Fisiológico para PA D. Sendo

3 respostas
Fiz o mapa, não conseguir dormir bem.
Constou: Descenso atenuado de PA S. e Fisiológico para PA D.
Sendo 8% para PA SIS. e 13% para PA DIA.
PA DIS anormal.
Posso está com alguma lesão no coração?
meu eco, só constou insuficiência mitral leve.
esteira e o eletro, deu tudo normal.
Boa tarde. O método complementar chamada MAPA é bastante utilizado em nossas avaliações cardiológicas em consultório. Ele ajuda a verificar se o paciente é hipertenso, se tem a chamada hipertensão do jaleco branco, se tem episódios de hipotensão, se o controle da pressão arterial está adequado com o tratamento utilizado, além de várias outras utilidades.
Além deste dados importantíssimos, nos fornece também alguns outros parâmetros, como o descenso noturno. Segundo a última diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o padrão de "Descenso noturno atenuado" em pacientes hipertensos está relacionado a pior prognóstico cardiovascular.
É importante que o senhor seja avaliado por cardiologista experiente em hipertensão arterial.
Abraços amigo e boa sorte!

Descendo noturno é justamente como se comportou sua pressão sistólica e distólica durante o sono, o fisiológico é que sua pressão abaixe em 10% durante o sono, se você nao dormiu direito isso não acorre e a laudo vem descendo atenuado ou ausente. Isso não significa lesão no coração, mas uma causa bem comum disso é apnéia do sono.
A MAPA é um método diagnóstico muito importante, entretanto, quando o paciente não dorme bem, incomodado pelas medidas pressóricas, esse fato deve ser mencionado no diário, e, o médico deve levar isso em consideração, pois a ausência de descenso noturno pode estar relacionado com isso.