Fiz o exame de Teste de supressão de Cortisol Após Dexametasona, o resultado deu 13,5, devo me preoc

2 respostas
Fiz o exame de Teste de supressão de Cortisol Após Dexametasona, o resultado deu 13,5, devo me preocupar? Oq pode ser? Quais são as causas?
Olá! Esse valor indica que não houve supressão. Isso significa que é necessário seguir com a investigação.
O melhor médico para essa investigação é um endocrinologista.
Esse exame é de rastreio, então ainda não define nenhum diagnóstico.

O Teste de Supressão com Dexametasona é um exame utilizado para avaliar a função do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, que é fundamental na regulação dos níveis de cortisol no corpo. Este teste pode ajudar a identificar diversas condições relacionadas ao excesso de cortisol, como a Síndrome de Cushing, entre outras possíveis desordens endócrinas.

No teste de supressão com dexametasona de baixa dose, geralmente espera-se que o cortisol sérico seja suprimido abaixo de um certo valor de referência, que pode variar ligeiramente dependendo do laboratório, mas comumente é em torno de 1,8 a 2,5 mcg/dL (50 a 70 nmol/L) na maioria dos protocolos. Um resultado de 13,5 mcg/dL indica que o cortisol não foi adequadamente suprimido, o que pode sugerir a presença de uma produção excessiva de cortisol pelo corpo.

As causas para um resultado como o seu podem variar. Entre as possibilidades estão:

1. **Síndrome de Cushing:** Uma condição caracterizada pela produção excessiva de cortisol, que pode ser causada por um tumor na glândula pituitária (também conhecido como doença de Cushing), tumores adrenais, ou o uso de medicamentos corticosteroides em altas doses por longos períodos.
2. **Resistência à Dexametasona:** Em alguns casos, o corpo pode não responder à dexametasona como esperado, o que pode ser devido a variações individuais na sensibilidade ou metabolismo do medicamento.
3. **Tumores produtores de ACTH ectópicos:** Tumores localizados fora da hipófise que produzem ACTH, levando a um aumento na produção de cortisol pelas glândulas adrenais.

É importante notar que a interpretação dos resultados do teste de supressão com dexametasona deve ser feita dentro do contexto clínico completo do paciente, incluindo sintomas, histórico médico e outros exames. Portanto, é essencial discutir seu resultado com um endocrinologista, que pode avaliar detalhadamente o seu caso, considerar a realização de exames adicionais para confirmar o diagnóstico e, se necessário, indicar o tratamento mais adequado.

A medicina integrativa enfatiza a importância de uma abordagem holística e personalizada no diagnóstico e tratamento de condições de saúde, considerando não apenas os aspectos físicos, mas também emocionais e de estilo de vida que podem influenciar o bem-estar do paciente. Nesse sentido, o acompanhamento com um especialista que tenha uma visão integrativa pode ser particularmente útil para abordar todas as dimensões que podem estar contribuindo para a sua condição de saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.