Fiz mastectomia radical, queria saber quais as atividades cotidianas posso fazer tipo varrer , lavar
3
respostas
Fiz mastectomia radical, queria saber quais as atividades cotidianas posso fazer tipo varrer , lavar pratos, levantar o braço , lavar roupa e as relações sexuais quando posso retomar e o ombro doendo passa quando essa dor?
Olá, todas essas perguntas dependem de quanto tempo você tem de pós operatório, se está com dreno, se realizou esvaziamento axilar, se realizou reconstrução mamária... são respostas que você deve fazer ao Cirurgiao que te operou. Sabemos que a movimentação precoce mesmo nos primeiros dias de pós operatório (elevar o membro até a linha do ombro, sem peso) e tomando bastante cuidado com o dreno (se houver), parece melhorar a mobilidade do ombro e evitar a rigidez articular. Porém mais uma vez insisto que o mastologista que te operou deve te examinar e te dar todas as orientações do seu pós operatório.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
olá, a curto prazo(poucos dias) a mobilidade do membro deve ser reduzida até a mínima cicatrização necessária. A médio prazo (semanas) pode-se realizar tarefas cotidianas de baixo peso e pouca repetição (evitar esforços repetitivos demasiados e pesos exacerbados , maiores que 3 a 5 Kg); a longo prazo (meses) existem poucas restrições, nos casos de obesidade e radioterpia da mama existe maior risco de linfaedema (inchaço no braço), ou seja é extremamente individual e deve ser avaliado caso a caso, uma consulta com seu especialista de confiança poderá refinar melhor a sua movimentação. As dores quase sempre são transitórias, mas podem demorar de semanas até anos para desaparecer, muitas vezes devemos associar fisioterapia e medicações.
O mais recomendado neste caso seria conversar com o seu cirurgião que lhe operou para saber o grau de comprometimento da drenagem linfática esperado diante do realizado no esvaziamento axilar. Além disso, a radioterapia incorre maior risco de dor e inchaço do braço (linfedema), dependendo também da dose e cadeias tratadas. Habitualmente, o que recomendo na falta destas informações é ir gradualmente encontrando este limite de esforço de carga e intensidade de repetições. A profissional fisioterapeuta é a mais indicada para avaliação e orientação tanto na prevenção quanto no tratamento das condições secundárias ao tratamento oncológico. Estas medidas e exercícios que pode realizar em casa reduzem significativamente as dores, as limitações e o risco de linfedema, retornando às atividades domésticas, rotina pessoal e laboral. Caso não seja possível o acesso as estas informações dos profissionais, o segredo e paciência e persistência, podendo realizar qualquer atividade com moderação e cuidado. Boa sorte!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz mastectomia radical em ambas as mamas faz 21 dias coloquei prótese mamaria na hora, já posso arrumar cozinha?
- Fiz mastectomia total cm esvaziamento axilar já tem um ano comecei trabalhar e levantei peso e agora tô cm dores e percebir q o braço tá um pouco inchado...E verdade q não podemos mais levantar peso? Se for qual o limite permitido?
- Quem fez mastectomia e esvaziamento axilar entra como deficiente físico em concursos públicos?
- Fiz mastectomia radical c/ esvaziamento axilar há 11meses, convém fazer drenagem linfática?
- Fiz mastectomia posso depois De 15 dias cuida da minha filha de 1 ano e meio
- É normal sentir dor no local mastectomizado ,ao espirrar,tossir,esticar corpo como se o tumor ainda estivesse no local apos 6 meses de cirurgia?
- Gostaria de saber quem fez mastectomia radical com linfadectomia pode se inscrever em concurso público como PCD ?Se é considerado deficiente físico?
- Olá em 2014 fiz mastectomia completa e foi logo colocada as próteses,o problema é que dá um tempo para cá sinto dor nos mamilos (auréolas) e até hoje tenho muita sensibilidade, porque será, devo me preocupar? Atenciosamente Obrigada
- Fiz mastectomia radical a um ano e venho sentido muitas dores no braço, nas costas, que não da nem para dormir. Estou tomando tilex mas não adianta. Qual profissional devo procurar para saber a origem destas dores?
- Fiz mastectomia, linfadenectomia, sinto dor como estrangulamento na auréola que já não existe, dor na axila e braço, piora com frio e banho quente, além de peso no braço. Eletroneuromiografia sem uso de agulhas não identificou lesão, seria pela falta das agulhas. Qual exame pode diagnosticar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 14 perguntas sobre Mastectomia radical com linfadenectomia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.