Fiz mamografia em 2017 Aacusou ,pequena área de simetria focal uqqll na mama esquerda. E calcificaç

3 respostas
Fiz mamografia em 2017
Aacusou ,pequena área de simetria focal uqqll na mama esquerda.
E calcificaçãos de aspecto benigno
Bi-rads(0)
Mas agora em novembro de 2018 fiz outra
E acusou mocrocalcificacoes na mama direita.(s) 4 (be-rads o que significa?
Por favor me ajudem tô nervosa!
OLá! Pelo que entendi, são alterações diferentes.
Em 2017, sua mamografia evidenciou uma determinada alteração na mama esquerda, que à principio desapareceu em 2018.
Já em 2018, apareceram novas alterações na mama direita - as quais precisam ser investigadas, como qualquer alteração suspeita à mamografia.
Portanto, seu mastologista deverá analisar esses exames, confirmar que se tratam de lesões suspeitas e, então, decidir a melhor forma de realizar a biópsia desse material! Caso não, poderá te pedir outros exames ou repetir a mamografia em 6 meses.
Espero ter ajudado,
Leonardo

O objetivo da classificação BIRADS é estimar qual a chance de aquela imagem da mamografia ser câncer. Ele não estima o grau de crescimento ou o tipo do tumor, nem dá dicas do tratamento. O Birads diz apenas "a chance de haver câncer, por este exame, é X por cento". A partir daí, o mastologista irá decidir se há necessidade de outro exame complementar, se há necessidade de biopsia ou se a mulher segue o rastreamento normalmente, com nova mamografia no próximo ano. No caso de BIRADS 4 confirmado pelo mastologista está quase sempre indicada a investigação com biópsia.
Alterações BIRADS 4 indicam uma suspeita para câncer de mama e por isso, geralmente a biópsia está indicada. Não deixe de procurar um mastologista para avaliar o seu caso!