Fiz implante de silicone ha 6 anos atrás. E agora apareceu um seroma. Fiz punção, foi retirado 90

3 respostas
Fiz implante de silicone ha 6 anos atrás. E agora apareceu um seroma. Fiz punção, foi retirado 90 ml e em Menos de 20 dias sinto que meu peito voltou a crescer. Isso eh normal? Tenho que fazer novamente outra punção? Vou ficar fazendo punção para sempre agora?
Há diversos motivos para a ocorrência de seroma tardio pós implantes mamários de silicone. Em linhas gerais pode ser desde uma reação inflamatória a algum estímulo externo, como radiação ou trauma, a alguma infecção na região (tanto pos germes comuns quanto germes mais raros como micobactérias) e ainda mais raramente pode existir ainda quadros até mesmo neoplásicos que se manifestam assim como o linfoma anaplásico de grandes células (LAGC) relacionado à uma reação anômala aos implantes mamários. Evidentemente a última hipótese é EXTREMAMENTE RARA. Deverá ser realizada uma investigação completa por imagem das mamas e dos implantes e uma análise completa do líquido, seja por citologia quanto culturas para diversos germes; em ultima instancia pode até ser realizada retirada de capsula do implante para analise com troca dos implantes para esclarecimento e resolução do quadro. Nao deixe de procurar um profissional de sua confiança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Estou de acordo com o que foi colocado pelos colegas. Acrescento que a conduta inicial é conservadora mesmo. Deve-se fazer punção e observar se irá parar de acumular liquido . É comum sim recolecionar liquido após isso.
Caso o problema não se resolva com as punções a conduta é fazer nova cirurgia para retirar a cápsula interna e trocar a protese.
Se você já estiver pensando em trocar a protese de toda forma talvez seja interessante já dizer isso para o seu médico para que se faça a cirurgia de uma vez .
O seroma tardio, que ocorre após mamoplastias com próteses de silicone tem como causa principal trauma na região da mama ( como um acidente automibilístico por exemplo) e deve ser acompanhado com exames de imagem por seu Cirurgião Plástico.
A conduta recomendada é a realização de
1. Ultrassonografia e/ou Ressonancia magnética das mamas.
2. Punção e análise do líquido (investigação para infecção, colonização e celulas neoplásicas - ALCL Linfoma anaplásico de celulas gigantes, CD30)
3. Após punção pode ser feito tratamento com as seguintes opções:
A) Seroma benígno - Apenas punção seguida ou não de antióticos resolve cerca de 15% dos casos, nos demais é recomendado troca da prótese e tratamento da capsula.
B) ALCL - Estadiamento em conjunto com oncologista. Retirada da prótese, capsula e tecidos acometidos; associação de quioterapia quando indicado. O índice de cura é de aproximadamente 95%.

Lembre-se de acompanhar o caso com seu cirurgião plástico e esclarecer todas suas dúvidas.

Especialistas

Valter Simoes Deperon

Valter Simoes Deperon

Cirurgião plástico

Brasília

Agendar uma visita
Carlos Alberto Preto Guimaraes

Carlos Alberto Preto Guimaraes

Cirurgião plástico

Curitiba

Marcello Simão de Aquino

Marcello Simão de Aquino

Cirurgião plástico

Campinas

Agendar uma visita
Rodrigo Lopes

Rodrigo Lopes

Cirurgião plástico

Belo Horizonte

Sabrina Mêne

Sabrina Mêne

Cirurgião plástico

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Walter Koiti Matsumoto

Walter Koiti Matsumoto

Cirurgião plástico

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 567 perguntas sobre Mamoplastia de Aumento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.