Fiz exame de intolerância a lactose deu negativo, mas sinto que o consumo de leite e derivados me ca

5 respostas
Fiz exame de intolerância a lactose deu negativo, mas sinto que o consumo de leite e derivados me causa inflamação no estômago (disbiose), Quero fazer umas mudanças mais estou perdida, há algum leite(de vaca) que não façam mal? Tipo desnatado ou sem lactose? E os queijos qual seria o mais recomendado,existe queijo sem lactose?seria a melhor opção?
Olá! Pessoas com intolerância à lactose não conseguem digerir bem esse açúcar, o que leva à fermentação por bactérias intestinais e pode causar desconfortos como gases. No entanto, a intolerância à lactose não provoca inflamação. No caso dos produtos desnatados, a principal diferença em relação aos produtos integrais é o teor de gordura, o que reduz o valor calórico, mas não altera a quantidade de lactose. Se você sente desconforto ao consumir laticínios, pode optar por versões sem lactose ou tomar a enzima lactase antes de consumir esses alimentos. Atualmente, há diversas opções de laticínios zero lactose disponíveis, como leite, queijos e requeijão. É importante lembrar que os laticínios são boas fontes de cálcio e proteína, e excluí-los sem orientação profissional pode levar a deficiências nutricionais. Como o exame de intolerância à lactose foi negativo, é possível que outros alimentos estejam causando seu desconforto abdominal. Isso pode ser investigado através de uma anamnese completa em consulta. Recomendo discutir essas questões com o profissional que solicitou o exame. Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida adicional ou para agendar uma consulta.

Olá. Os sintomas de dor e desconforto na área abdominal podem estar relacionados ao consumo de vários alimentos. Importante investigar também a APLV, - alergia a proteína do leite de vaca - que, embora menos comum, pode ocorrer em adultos.
O Médico também poderá verificar suas queixas através dos exames de endoscopia ou colonoscopia.
Existem outras causas para o desequilíbrio que leva à disbiose, entre elas:

-Alimentação com excesso de proteínas ou açúcar e pobre em fibras;
-Ingestão acidental de substâncias tóxicas, como os agrotóxicos presentes nas cascas de frutas que não foram lavadas corretamente;
-Consumo de bebidas alcoólicas com frequência;
-Tratamento recente com antibióticos;
-Falta de higiene bucal adequada;
-Níveis elevados de estresse e ansiedade;

Sugiro procurar um Médico para avaliar esse desconforto e um Nutricionista para te orientar sobre uma alimentação saudável, fornecendo os nutrientes necessários, caso seja necessário você excluir os lácteos da sua alimentação ou não.
Ola tudo bem?
Como deu negativo mas você continua com os sintomas, vale a pena consultar um bom gastroenterologista para investigar outras possíveis causas, não obrigatoriamente uma intolerância a lactose (até porque deu negativo).
Primeiramente tem que investigar a causa com o diagnóstico para partirmos direto para uma alimentação individualizada, voltada para um bom teor antioxidante e antiinflamatório no seu cardápio.
Você perguntou se tem algum tipo de leite de vaca que não faça mal. Te digo que só vai te fazer mal se for intolerante a lactose (seu exame deu negativo) ou alérgica a proteína do leite de vaca.
Mesmo assim, por ora, tente consumir outras opções de leite como o de soja, amêndoa, aveia ou de arroz.
Espero ter ajudado.
Abraço
É importante lembrar que, mesmo com um exame de intolerância à lactose negativo, algumas pessoas podem ter sensibilidade a produtos lácteos ou a outras substâncias presentes no leite e seus derivados, o que pode resultar em desconfortos gastrointestinais, como inflamação ou disbiose.

Leite
Leite sem lactose: Este leite passa por um processo que quebra a lactose, tornando-o mais fácil de digerir para pessoas que têm sensibilidade. Muitos relatam que isso ajuda a evitar desconfortos.

Leite desnatado: O leite desnatado ainda contém lactose. Portanto, se a lactose é a causa do seu desconforto, ele pode não ser a melhor opção.

Alternativas não lácteas: Considere experimentar leites vegetais, como leite de amêndoa, soja, aveia ou coco. Eles não contêm lactose e são alternativas populares.

Queijos
Queijos sem lactose: Existem queijos que são especificamente rotulados como "sem lactose". Eles são tratados para remover a lactose e podem ser uma boa opção se você achar que o queijo comum causa desconforto.

Queijos curados: Queijo parmesão, cheddar e outros queijos curados normalmente contêm menos lactose, pois a maior parte dela é eliminada durante o processo de fermentação. Algumas pessoas podem tolerar esses queijos em quantidades moderadas.

Queijos veganos: Se você estiver aberta a isso, queijos à base de plantas podem ser uma alternativa viável, embora o sabor e a textura possam ser diferentes dos queijos tradicionais.

Dicas Adicionais
Acompanhamento de um profissional: Considerar a orientação de um nutricionista pode ser útil para personalizar a sua dieta e garantir que você esteja recebendo todos os nutrientes necessários.

Registro alimentar: Manter um diário alimentar pode ajudar a identificar se certos alimentos específicos, além dos laticínios, estão contribuindo para o seu desconforto.

Introdução gradual: Se você optar por tentar laticínios novamente, considere reintroduzi-los gradualmente e observar como seu corpo reage.

Por fim, sempre é bom ouvir o seu corpo e ajustar a dieta conforme necessário.
Olá, se o seu problema foi com a lactose, teste os produtos zero lactose e se ainda assim houverem sintomas recomendo investigar a fundo com um profissional da nutrição quais alimentos podem estar causando este desconforto. Um nutricionista, saberá de acordo com os sintomas relatados quais alimentos precisam ser excluidos ou mesmo acrescentados na dieta. Abraços!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!