Fiz endoscopia e tive gastrite leve, tomo omeprazol tem 3 messes e perdi 10kg como faço pra ganhar p

2 respostas
Fiz endoscopia e tive gastrite leve, tomo omeprazol tem 3 messes e perdi 10kg como faço pra ganhar peso msm tomando omeprazol???
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sua pergunta é interessante

Há 3 aspectos:

- Gastrite

-Uso de IBP ( medicamentos como omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, etc)

- perda de peso

Inicialmente falo que concordo com meu Colega acima. É prudente ser avaliado pelo seu médico(a)
Digo também que nada posso falar específicamente sobre seu caso.
Mas, especialmente pelos quase 1,5 milhão de leitores que tenho aqui, falarei sobre parte do que perguntou. Vou INFORMAR, de modo GENÉRICO. Sei que gostam dessa abordagem.

Eu poderia escrever um capítulo de um livro Médico sobre perda de peso não intencional

O que posso dizer, de modo genérico, é que a Escola Americana(a qual eu me filio, basta ver o meu Perfil neste site) afirma que perdas de peso de mais de 4,5 kg (10 libras), involuntária e em pouco tempo devem ser verificadas. Especialmente se acompanhadas de "red flags" que em Gastroenterologia são muitas e dependem do sintoma principal. De todo modo : anemia, sangramentos, Historico Familiar para certas doenças, vomito persistente, disfagia (dificuldade para engolir) estão entre os red-flags. Mas não são só esses.
É claro que os red-flags vão variar para cada doença. Mas o Médico de alto nível sempre estará atento para a presença deles.
Mais do que isso: os pesquisará ativamente.

Lembro-me de vários episódios de Sherlock Holmes (não na TV, o detetive do livro) em que este procurava ativamente dados que passavam despercebidos aos outros. E quando seus amigos ficavam espantados, dizia:
"eu esperava encontrar isso".
O bom Médico também procura ativamente certos dados e sintomas, para fazer um Raciocínio Clínico de alto nível e que ajude seu paciente.

Sobre Gastrites:

GASTRITE

=========================O sintoma mais comum é a DOR acima ou em volta do umbigo. Muitas vezes há QUEIMAÇAO.
=========================Mais raramente pode haver náuseas(enjoo) , vômitos, plenitude(sentir sempre o estomago cheio) ou saciedade precoce (sentir o estomago cheio logo no início da refeição).

====================o diagnóstico mais preciso é feito pela Endoscopia. Nesse exame verificamos também a presença do H. pylori.

====================o tratamento , como sempre, depende da causa. Se houver H. pylori usa-se antibióticos. Se a causa for outra, adapta-se o tratamento. Isso exige um Médico que tenha experiência em lidar com gastrites.

Por que insisto tanto na experiência do Médico?

========================Por exemplo, é preciso que haja certeza quanto a presença do H. pylori.
E se a Endoscopia for feita com o paciente em uso de IBPs(omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, etc) é possível que essa bactéria não seja diagnosticada, mesmo que esteja presente. Chamamos isso de FALSO NEGATIVO.

================================Como sempre falo: uma Endoscopia de alto nível acontece pela qualidade do Médico que a faz. Não é pelas fotos tampouco pela beleza do lugar.
Tirar fotos é fácil. Fazer um local bonito depende de tijolos e nada mais. Mas ter um Médico experiente leva anos. Muitos anos.

========================quando se faz uma Endoscopia deve-se saber sobre experiência do Médico e sua formação. Não se deve preocupar com o número de fotos nem com a beleza do local. A aparência (muitas vezes) engana.

=============== Quando falo sobre a importância de se saber com certeza se há o H. pylori, é por que isso muda o tratamento. Quando essa bactéria é positiva(no teste feito na Endoscopia) temos que usar antibióticos. O H. pylori é o maior causador de gastrites. Também causa úlceras e é causa importante para o câncer de estômago, embora este seja multifatorial.
Há gastrites de outras causas, como as medicamentosas e auto-imunes.


IMPORTANTE:
Estudos recentes comprovam que se houver parentes próximos(pai, mae, irmaos) com câncer de estômago, é prudente eliminar o H. pylori. Isso será uma PREVENÇAO, relativamente simples, mas importante.

Quanto ao tratamento:

Este depende da causa. Se houver o H. pylori este deve ser eliminado. Se a Gastrite é por medicamentos, o Médico experiente sabe o que fazer. E se a Gastrite é atrófica, um caso mais complexo, é preciso um Médico acostumado a trata-las, especialmente se houver metaplasia.


Minha experiência com as Gastrites:

Não se pode menosprezar as gastrites, pois seu espectro vai desde doenças leves até complicações importantes. E eu continuo vendo o assunto com grande respeito.
Depois de 34 anos atendendo pacientes aqui e no Exterior, vi milhares de pessoas com gastrite.
Já vi casos bem simples e também casos mais severos, com sangramento digestivo. Claro que já vi gastrites mais complexas, como as gastrites atróficas e também vi muitos casos com metaplasia (presença de células do intestino no estômago, algo que pode predispor ao câncer).
Felizmente, mesmo tendo tantos pacientes, tive a satisfação de não ver de casos intratáveis ou situações irreversíveis.
Então, sou um Médico que tem interesse pelo assunto e ainda o continuo estudando. É um assunto fascinante.

AOS MUITOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

1) Nesta e na próxima semana não haverá nem mesmo atendimento telefônico na Clínica-SP.
Já pedi isso, mas peço novamente: por favor, NAO entre em contato com a Clínica quando eu estiver fora de S. Paulo.
Mesmo assim o número de ligações tem sido grande.
Não quero frustrações em meus (queridos) pacientes.

Se preciso, fico honrado em que nos acrescente no WhatsApp.
O número é o mesmo da Clínica (por favor ver no meu perfil)

2) Tenho a honra de informar aos meus pacientes que agora faço parte do quadro de Professores de Medicina da UFAM. Localizada em Manaus, num Campus que é considerado um dos mais bonitos do Brasil, a UFAM é a Universidade Pública mais antiga do nosso país.

Minha Prova Didática (aula que damos aos demais Professores para comprovar conhecimento) foi exatamente sobre o H. pylori, que é a principal causa das gastrites.
Espero poder melhorar cada vez mais meu atendimento, já que estar ligado a Professores de alto nível e dar aulas é desafiador, e exigirá que eu esteja cada vez mais atualizado.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Cobavital
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.