Fiz endoscopia e deu polipos é polipectomias amostrais o que significa ? É grave?

2 respostas
Fiz endoscopia e deu polipos é polipectomias amostrais o que significa ? É grave?
Polipos são algo importante e fascinante, pois podem ser de vários tipos e levar a problemas diferentes.
Há pólipos que são pré-cancerosos. Sua retirada, durante a Endoscopia ou Colonoscopia, previne o futuro aparecimento de um câncer de estomago ou, mais frequente, intestino grosso(colon). Esses pólipos são interessantes no sentido em que podem ser um desafio ao Médico Endoscopista. Quando são muito grandes, ou tecnicamente difíceis há várias tecnicas bem sofisticadas que permitem sua retirada na maioria dos casos.
Após a retirada dos pólipos pré cancerosos há necessidade de acompanhamento mais rigoroso , que varia de acordo com o caso. O tempo para novo exame também varia, de acordo com as características do pólipo, que- como tudo em Medicina- são individuais.
Quase todo dia me perguntam: doutor em quanto tempo é a nova Endoscopia? em quanto tempo é a nova Colonoscopia?
Respondo que isso depende(basicamente) do tipo de pólipo. E isso vai de pessoa para pessoa. Não há casos idênticos.
Claro que para saber o tipo e característica dos pólipos, o Médico Endoscopista deve trabalhar em conjunto com um bom medico Patologista.
A maior parte dos pólipos felizmente não predispõe ao câncer. Quando achados na Endoscopia ou Colonoscopia são igualmente retirados e mandados para análise. Nesse caso, o acompanhamento com novos exames é menos rigoroso, mas deve ser feito.
Os pólipos raramente causam sintomas. Algumas vezes levam ao sangramento intestinal. Certas vezes, mais raras, levam a saída de muco(material esbranquiçado e transparente) pelo ânus. Mas é raro causarem outros sintomas.
Como já disse: os pólipos são fascinantes. Não é sempre que temos a oportunidade de previnir o desenvolvimento de um câncer. Quando isso acontece, o Médico que ama sua profissão fica muito contente, pois fez o que há de mais importante: salvou seu paciente. No meu caso, digo a todos que não ganhei o dia, mas ganhei o ano(no sentido espiritual).
E mesmo quando não há tantos riscos, a atividade de retira-los (chamada polipectomia) é muitas vezes um estímulo, mesmo aos Endoscopistas e Colonoscopistas experientes.

Polipectomia é a retirada do pólipo(por favor ver acima)

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.