Fiz colectomia direita, há dois anos atrás, quais os problemas que eu posso vir a ter, o que devo fazer

3 respostas
Fiz colectomia direita, há dois anos atrás, quais os problemas que eu posso vir a ter, o que devo fazer para não ter problemas em outros orgãos e vir a perdê-los ???
Boa noite.

A princípio, não haverá problemas significativos nesta altura do procedimento a não ser aderenciais principalmente, que podem surgir anos após uma cirurgia. Mas deve-se levar em consideração o motivo de sua colectomia. E há necessidade de você fazer um seguimento médico com exames complementares como a colonoscopia.

Depende do motivo pelo qual você fez a colectomia. Se foi por neoplasia, o melhor é perguntar ao seu oncologista ou cirurgião, pois há necessidade de seguimento a longo prazo. Se foi por Crohn tbem precisa seguimento a longo prazo!
Entendo sua preocupação com a saúde após a colectomia direita, especialmente em relação a possíveis complicações futuras. Dois anos após a cirurgia, é possível que você não enfrente problemas significativos diretamente relacionados ao procedimento, mas algumas complicações podem surgir com o tempo, como as aderências, que são formações de tecido cicatricial que podem causar dor ou, em casos mais graves, obstruções intestinais. Essas aderências podem aparecer anos após a cirurgia, embora nem todos os pacientes desenvolvam sintomas.

Além disso, o motivo pelo qual você precisou da colectomia é crucial para definir o tipo de acompanhamento que deve seguir. Se a cirurgia foi realizada por causa de um câncer (neoplasia), é fundamental manter um acompanhamento regular com o oncologista. O monitoramento cuidadoso, que inclui exames complementares como colonoscopia e outros testes de imagem, ajuda a garantir que qualquer recidiva ou novo problema seja identificado precocemente.

Se o motivo da cirurgia foi uma condição inflamatória, como a Doença de Crohn, o acompanhamento também é essencial. Doenças inflamatórias intestinais podem afetar outras áreas do trato gastrointestinal, e o controle a longo prazo é importante para evitar novas complicações.

De qualquer forma, é recomendável manter uma dieta equilibrada, evitar fatores de risco como o tabagismo e o excesso de álcool, e seguir todas as orientações de seu médico para manter a saúde do trato digestivo e prevenir complicações em outros órgãos.

Sugiro que você continue com o acompanhamento regular com seu cirurgião ou oncologista para garantir que tudo esteja dentro do esperado. Se preferir, uma teleconsulta pode ser uma ótima maneira de discutir sua situação atual e verificar se há necessidade de exames ou ajustes no tratamento. A plataforma Doctoralia, por exemplo, oferece acesso a especialistas que podem te orientar sem que você precise sair de casa, o que é especialmente importante em tempos de doenças contagiosas como COVID-19 e MPOX.

Se precisar de mais informações, estou à disposição para te ajudar em uma teleconsulta, garantindo que você receba a melhor orientação de forma rápida e segura.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900