Fiz colecistectomia aberta a 60 dias, cirurgia programada e sem dor, pontos externos cicatrizaram se

2 respostas
Fiz colecistectomia aberta a 60 dias, cirurgia programada e sem dor, pontos externos cicatrizaram sem problemas. Posso comer camarão e fazer atividade física?
Após 60 dias geralmente o paciente ja está liberado a realizar suas atividades normalmente. Mas é sempre bom confirmar com o médico responsável pelo seu procedimento. Pois cada paciente possui suas diferenças!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A colecistectomia aberta é a mesma cirurgia da colecistectomia por videolaparoscopia, sendo que na primeira a incisão é maior na pele e nos planos musculares internos. A abordagem aberta representa maior tempo de recuperação pela extensão maior da ferida operatória na parede abdominal. 60 dias de evolução, ausência de dor e cicatrização dos pontos sem intercorrências podem indicar recuperação adequada deste procedimento. Provavelmente o cirurgião que operou liberará atividade física se o exame físico mostrar segurança para isso. Contudo, a cicatrização passa por várias fases e após 01 ano a pele terá um colágeno menos organizado que a pele sã. A força tensil dos tecidos chegará a 80% em 90 dias e nunca voltará a 100%. Existem fatores locais e sistêmicos que interferem negativamente na evolução da cicatrização. Os fatores locais são infecção, isquemia, corpo estranho, edema, técnica cirúrgica, pressão tecidual elevada. Os fatores sistêmicos são tabagismo, desnutrição, carências vitamínicas, hipotireoidismo, idade, diabetes mellitus, alterações de coagulação, doenças genéticas, uso de corticoide, medicamentos, etc. Em relação ao consumo de camarão, a permissão será possível caso o paciente não apresente histórico de alergia ou intolerância à este alimento. Por outro lado, a retirada da vesícula representa a perda de órgão armazenador de bile produzida pelo fígado. A bile serve para emulsificar ou quebrar as gorduras no processo digestório. Existirá uma adaptação do organismo, que terá menos bile guardada para uso imediato nas refeições. Contudo muitos pacientes sentirão dificuldades de absorção de gorduras e vitaminas lipossolúveis. Nestes casos, a reposição de sais biliares como suplemento alimentar durante as refeições ajudará a recuperar este equilíbrio. O mais importante é retornar com o cirurgião que operou para receber reavaliação adequada, sendo importante saber que existem diferenças individuais entre os pacientes na recuperação.

Especialistas

Marcelo Cerdan Torres

Marcelo Cerdan Torres

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita
Emerson Prisco

Emerson Prisco

Oncologista, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Salvador

Agendar uma visita
Guilherme Zupo Teixeira

Guilherme Zupo Teixeira

Coloproctologista, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita
Marcelo Canelo Coppini

Marcelo Canelo Coppini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1064 perguntas sobre Colecistectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.