Fiz cirurgia tradicional para retirada total da safena da perna direita há 4 meses. O pé continua in

4 respostas
Fiz cirurgia tradicional para retirada total da safena da perna direita há 4 meses. O pé continua inchado. Somente quando acordo é que o pé fica desinchado. O que fazer?
Via de regra deve-se fazer exercícios físicos com fortalecimento de musculatura de pernas, coxas, glúteos e abdome.
Associado a isso pode-se fazer o uso da meia elástica e também realizar drenagens linfáticas.

Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Recebi sua pergunta aqui, pode ter relação com a drenagem dos vasos linfáticos. É comum cirurgia tradicional de safena cursar com pequeno prejuízo dos linfáticos. A safena quando operada à laser tem menor acometimento desse sistema. Como melhorar? Levantar as pernas 5minutinhos, várias x por dia ajuda. Existe uma chance de melhorar muito após um tempo.. Até lá, meias e exercícios também ajudam. E conversar sempre com um angiologista de confiança.
Olá!
Sim, pode acontecer, principalmente na remoção cirúrgica tradicional da veia safena, onde pequenos prejuízos aos vasos linfáticos podem ocorrer. Essas alterações podem ser temporárias e, em alguns casos, até definitivas. Atualemnet existem outras opções menos traumáticas para remoção de veias safenas, como a cirurgia a laser e a técnica da espuma densa.
É muito importante a realização do EcoDoppler vascular e um acompanhamento seriado e recorrente com o médico especialista.
Abraços.
É normal que o pé fique inchado após uma cirurgia de retirada da veia safena (safenectomia). A cirurgia pode causar inflamação e alterações no fluxo sanguíneo, o que pode levar ao acúmulo de líquido na região do pé e tornozelo.

No entanto, após 4 meses da cirurgia, o inchaço persistente pode ser uma preocupação e requer avaliação médica. Aqui estão algumas possíveis causas para o inchaço persistente após a safenectomia:

Insuficiência venosa residual: Em alguns casos, mesmo após a cirurgia de retirada da safena, outras veias podem apresentar insuficiência, levando ao acúmulo de sangue e líquidos nos tecidos.

Linfedema: O inchaço persistente pode ser devido a um problema no sistema linfático, chamado linfedema, que pode ocorrer como resultado da cirurgia ou de danos nos gânglios linfáticos.

Atividade física insuficiente: A falta de movimentação adequada após a cirurgia pode levar ao acúmulo de fluidos nas extremidades inferiores.

Trombose venosa profunda (TVP): Embora seja menos comum após a cirurgia, a formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas da perna (TVP) também pode causar inchaço persistente.

Para determinar a causa do inchaço e estabelecer o tratamento adequado, é importante que você entre em contato com seu médico. Ele poderá realizar uma avaliação física, solicitar exames adicionais, se necessário, e fornecer orientações específicas para o seu caso.

Enquanto aguarda a consulta, aqui estão algumas medidas que podem ajudar a reduzir o inchaço:

Elevar a perna: Tente manter a perna elevada sempre que possível, especialmente durante o repouso.

Movimentação: Faça exercícios leves de movimentação das pernas e pés para ajudar no retorno do fluxo sanguíneo.

Compressão: Use meias de compressão conforme orientação médica para ajudar a reduzir o inchaço.

Evite ficar em pé ou sentado por longos períodos: Alterne as posições e faça pausas para movimentar as pernas.

Especialistas

Débora Ortigosa Cunha

Débora Ortigosa Cunha

Cirurgião vascular

São José dos Campos

Igor Rafael Sincos

Igor Rafael Sincos

Cirurgião vascular, Angiologista

São Paulo

Agendar uma visita
Helen Pessoni

Helen Pessoni

Angiologista, Cirurgião vascular

Niterói

Juliana Puggina

Juliana Puggina

Cirurgião vascular, Angiologista

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 297 perguntas sobre Tratamento Cirurgico De Varizes Da Safena Externa Unilateral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.