Fiz cirurgia de retirada total do intestino grosso a quase dois anos. Fezes ainda liquida e tenho muitos

3 respostas
Fiz cirurgia de retirada total do intestino grosso a quase dois anos. Fezes ainda liquida e tenho muitos gases. Barulhos altos no abdômen, constrangedor. o que posso fazer?
Considerando que 60% dos pacientes após colectomia tem superproliferação bacteriana (SIBO), é interessante fazer um teste expirado para averiguar. No Brasil, o teste expirado é só com hidrogênio daí não é ideal. O consenso de gases de 2017 demanda que o teste seja feito pelo menos com hidrogênio e metano. Daí só enviando o teste ao exterior (temos disponível na clínica). Isso é importante porque dependendo do gás predominante daí pode-se fazer o tratamento adequado. Eu fiz um fórum sobre isso procure no google por Medtalk. A SIBO é a presença de germes do intestino grosso no intestino delgado que fazem um estrago com diarreia, gases, arrotos, muita distensão abdominal, mas há tratamento. Consulte um gastro experiente, isso faz a diferença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Algumas medicações podem aumentar a consistência das fezes e diminuir o número de evacuações ao dia. Outras medidas impactantes podem ser o uso de probióticos e ajuste da dieta, com alimentos menos fermentativo e constipastes. Procure um médico para maiores orientações e monitoramento da melhora.
Boa noite, após a retirada de todo o intestino grosso - colectomia total - é muito difícil conseguir ter fezes formadas. O mais comum é ter o bolo fecal pastoso ou mesmo fezes líquidas. Alguns medicamentos podem ajudar a melhorar a consistência das fezes e o número de evacuações, assim como o excesso de gases e os borborigmos ( que é o nome pra esses barulhos do intestino). Além disso a orientação dietética contribui muito no controle destes sintomas.
Fico à disposição

Especialistas

Marnay Helbo de Carvalho

Marnay Helbo de Carvalho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Uberlândia

Agendar uma visita
Juliana Bezerra Farias

Juliana Bezerra Farias

Coloproctologista, Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar uma visita
Alisson Cordeiro Moreira

Alisson Cordeiro Moreira

Coloproctologista, Cirurgião geral

Juazeiro Do Norte

Agendar uma visita
Marcelo Canelo Coppini

Marcelo Canelo Coppini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Joinville

Tatiane Cassano

Tatiane Cassano

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Niterói

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 138 perguntas sobre Colectomia parcial (hemicolectomia)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.