Fiz cirurgia da próstata com estagiamento TNM2017- pT3bN0 - Gleason (4+5). O PSA pós cirurgia (45 dias)

4 respostas
Fiz cirurgia da próstata com estagiamento TNM2017- pT3bN0 - Gleason (4+5). O PSA pós cirurgia (45 dias) deu <0.05.
A recomendação foi para fazer Radioterapia Adjuvante agora em combinação com Terapia Androgênica.
Seria realmente esta uma boa indicação para alguém com 55 anos?
Concordo com a indicação . A doença é considerada de alto risco. Tem indicação de radioterapia complementar e hormonioterapia por período mínimo de 3 anos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ainda complementando os colegas acima, o que você precisa entender é que o seu tumor é um tumor de alto risco de recidiva, ou seja ele pode voltar. A radioterapia é um "reforço"para tentar impedir que o tumor volte no lugar de onde ele foi tirado e a terapia de bloqueio hormonal tem o objetivo de impedir ou retardar a volta do tumor tanto no seu local de origem como em outra parte do corpo. Portanto não são tratamentos equivalentes e sim complementares. A discussão entre fazer a radioterapia agora e guarda-la para fazer após uma eventual recidiva existe porque não há um benefício claro em sobrevida, porém existe benefício comprovado para recidiva local. As técnicas utilizadas atualmente são muito menos agressivas do que eram há 10 anos.
Já a terapia androgênica terá efeitos colaterais como a impotência, mas tem benefício de sobrevida, recidiva local e propagação de metástases.
Pessoalmente, eu concordo com a indicação do seu urologista.
Esse é um tema bastante discutível dentro da uro-oncologia. Existem duas estratégias de aplicação da radioterapia pós-cirurgia, como seu caso. Ela pode ser aplicada de forma adjuvante ou como resgate. A indicação de adjuvancia consiste em se indicar a radioterapia baseada nas características patológicas do seu tumor. Ou seja, se imagina que o caso tenha um risco elevado da doença voltar e se propõe uma radioterapia para "complementar" o tratamento. No seu caso você apresentou um tumor de características agressivas, como um Gleason e estádio patológicos elevados. Por isso seu urologista optou por essa estratégia. A radioterapia de resgate depende fundamentalmente dos níveis de PSA pós-operatórios, ou seja, se indica o tratamento no caso de uma elevação de PSA. Portanto, não ha certo ou errado e essa decisão deve ser explicada e compartilhada com você por seu médico. Boa sorte!

Atenciosamente,

Dr. Walter.
Completando o que foi dito pelo colega acima. Realmente hoje existem muitas opções de tratamento e sempre que possível orientamos os pacientes sobre as alternativas de tratamento para uma decisão conjunta. O seu urologista possui mais informações como o PSA prévio. Seu caso devido ao estadiamento de Gleason requer atenção. Você precisa conversar com um radioterapeuta para ter melhor conhecimento do tratamento e seus possíveis efeitos. Outra questão é que você é jovem e a terapia androgênica também irá trazer efeitos colaterais. Este é um bom canal para tirar dúvidas, porém nunca substituirá uma consulta com seu médico de confiança.

Especialistas

Carlos Petto

Carlos Petto

Urologista

Rio de Janeiro

Mauro Calzolari Borges

Mauro Calzolari Borges

Urologista

Londrina

Márcio Molinari

Márcio Molinari

Urologista

Campo Grande

Kauy Martinez Faria

Kauy Martinez Faria

Urologista, Cirurgião geral

São Paulo

Rayner Dias

Rayner Dias

Oncologista

Muriaé

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 513 perguntas sobre Câncer de próstata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.