Fiz cirurgia antiglautomatosa do oe com quadro de glaucoma avançado po17 campo visual tubular paquimetria

3 respostas
Fiz cirurgia antiglautomatosa do oe com quadro de glaucoma avançado po17 campo visual tubular paquimetria 450 micras od normal idade 69 anos , com curva tensional diaria variando de 14 a 19 . Realizada cirurgia observando as indicações medicas quanto tempo para restabelecer a visão anterior?
Embora você tenha descrito seu quadro de forma bem detalhada, não é possível prever de maneira exata quanto tempo será necessário para que sua visão se recupere. Depende do tipo de cirurgia antiglaucomatosa que foi feita (hoje temos pelo menos 3 tipos de opções de cirurgia antiglaucomatosa), da cirurgia em si, de possíveis comorbidades (ou seja, outros problemas oculares como catarata, doenças da retina e etc...), da recuperação do processo inflamatório do pós-operatório e etc....
Sendo assim, provavelmente o seu médico é a pessoa mais capacitada a te responder essa pergunta.

A cirurgia antiglaucomatosa (trabeculectomia) é indicada para controlar a pressão intra-ocular quando o tratamento clínico (colírios) não controlam. A perda da visão secundária ao glaucoma é irreversível, logo o acompanhamento com seu oftalmologista antes de mesmo de ocorrer perdas visuais (muita vezes não perceptível pelo paciente, pois na maioria das vezes é lenta, iniciada na periferia do campo visual ate torna-se tubular e depois cegueira) é sua principal segurança. Pode ocorrer melhora da visão central após a cirurgia caso diminua a inflamação e edema de cornea as vezes presentes antes e depois da cirurgia.
A visão tubular causada pelo glaucoma é um dano irreversível. A cirurgia antiglaucomatosa tem a finalidade de tentar impedir a evolução do glaucoma, ou que ao menos esse processo seja o mais lento possível. Já a baixa de visão causada pelo processo inflamatório cirúrgico deve se reestabelecer em média até 45 dias. Claro que fatores outros como comorbidades associadas e a resposta orgânica de cada indivíduo influenciam na mudança deste período de recuperação.