Fiz biópsia por mamotomia deu carcinoma in sito com ausência de microinvasao das microcalcificacoes
4
respostas
Fiz biópsia por mamotomia deu carcinoma in sito com ausência de microinvasao das microcalcificacoes agrupadas que são pequenas menos de 1 cm. Qual tratamento adequado para preservação da mama?
Olá. Diante de uma biópsia resultando em carcinoma in situ em microcalcificações, o primeiro passo para responder sua pergunta é avaliar a extensão da doença na mama. Deve ser feita mamografia e eventualmente Ressonância Magnética das mamas. Somente com esses dados seu médico poderá decidir entre a cirurgia conservadora e radical no seu caso
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
São muitas as variáveis que determina qual o seu melhor tratamento com o câncer, deve ter um exame de imunohistoquímica para avaliação além da complementação com outros exames complementares. O ideal é buscar um oncologista e um mastologista para avaliação do melhor tipo de tratamento para você.
Olá. Na verdade, o carcinoma in situ, o primeiro nível de uma doença oncológica de mama. É uma lesão precursora que se não tratada vai desencadear um tumor mais grave. Ocorre que 60% dos casos como o seu, são multi centricos, isto é, tem outros focos de doença distante do primeiro. Assim, um tratamento conservador, quadrantectomia, não é errado se a sua mama permite o rastreamento posterior adequado. A mastectomia radical tem indicação se pensarmos em não fazer radioterapia ou ainda, prevenirmos doença futura. Com certeza um mastologista bem formado confirmará essas informações. Deus abençoe.
Muitos fatores são levados em conta na hora de indicar uma cirurgia de mama. Além do tipo e tamanho do tumor (no seu caso, a extensão das microcalcificações), observa-se a localização, relação com a pele, tamanho e formato da mama e da aréola da paciente, entre outros. Em linhas gerais, tumores pequenos, incluindo in situ, ou que ocupem um pequeno percentual do volume mamário podem ser tratados com cirurgia conservadora (setorectomia), devendo-se sempre obter margens livres de tumor. Em seguida faz-se radioterapia. No caso dos Carcinomas in situ iniciais, muitas vezes a biopsia do linfonodo sentinela (avaliação das ínguas da axila) não é necessária.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa tarde eu gostaria de saber se existem contraindicação em uso de protetor de seios
- Olá, bom dia! Comecei a sentir um certo desconforto na axila direita, não tem caroço aparente, mas quando passo o dedo ou aperto a região, sinto um pouco de dor. Qual médico devo procurar? Desde já agradeço!
- Boa noite. Comecei a tomar anastrozol. Posso beber infusões de ervas, tipo cidreira, dente de leão? Obrigada.
- Eu faço tratamento de câncer de mama, posso tomar o chá de amora todos os dias?
- Boa tarde, minha esposa fez ultrassom da mama e constatou brids 3 ela está apavorada, mas ainda vai fazer mamografia, isso é câncer e como será tratado. Obrigado
- Olá! Minha irmã fez a cirurgia do quadrante há 5 meses atrás e realizou uma tomografia do pulmão recentemente para acompanhar uma alergia que teve durante o tratamento. No laudo apontou uma lesão nodular sólida e lobulada medindo 30,0x22mm com espessamento cutaneo associado. Ela está tomando quimioterapia…
- E normal sair dois liquidos de um seio só Um verde e outro amarelo?
- Estou tomando Anastrazol pois tive câncer de mama há um ano, só foi preciso fazer radioterapia. Posso tomar cerveja ?
- Bom dia , fiz uma cirurgia na mama esquerda por causa do biraids 4 faz 23 dias e ainda esta doendo isto é normal?
- Terei que tirar o segundo papiloma intraductal na msm mama em menos de 1 ano, será que tem chance de ter na outra mama tbm?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 236 perguntas sobre Câncer de mama
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.