Fiz a retirada da próstata faz 18 meses e o psa está aumentando, atualmente em 0,33 . Qual o melhor

7 respostas
Fiz a retirada da próstata faz 18 meses e o psa está aumentando, atualmente em 0,33 . Qual o melhor tratamento? A biópsia mostrou que o tumor não foi invasivo.Tenho 49 anos.
Mais provável que a radioterapia seja a melhor forma de complementar seu tratamento! Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O aumento do PSA após a prostatectomia indica recidiva da doença, mesmo quando inicialmente tratava-se de doença não invasiva. Precisa ser tratado. Radioterapia e/ou hormonioterapia são as opções mais utilizadas. Procure seu urologista.
Se o seu PSA baixou muito após a cirurgia e está subindo agora significa recidiva bioquímica. Necessita de tratamento complementar
Olá.
O aumento do PSA significa que seu organismo tem algum grau de atividide bioquímica relacionada a próstata.
Por isso o termo recidiva bioquímica.
Essa recidiva pode ser local (na pelve) e/ou organismo (recidiva a distância).
Difícil comentar com detalhes tendo apenas a sua idade e sabendo que o tumor inicial foi retirado por completo, mas sendo tão jovem é muito provável que seu tratamento em algum momento envolva todas as modalidades disponíveis (cirurgia/radioterapia/hormonioterapia).
Tire mais dúvidas com seu urologista e boa sorte.
O PSA é um marcador tumoral, oque significa que ele detecta alterações na prostata, como a sua foi retirada, ele deveria ser zero. Como esta subindo, significa que o tumor esta voltando. Precisa de tratamento complementar.
Isso caracteriza recidiva bioquímica (Psa maior que 0.2 após prostatectomia), devido ter surgido com 18 meses, é uma provável recidiva local, que deve ser avaliada com cintilografia óssea e ressonância de pelve, o tratamento padrão para esses casos que não são metastático, é a radioterapia de resgate, e preferencialmente antes que o PSA passe de 0.5. Mais atualmente está sendo realizado a cintilografia com PSMA para identificar a recidiva e se for ressecável, retirá-la ou fazer HIFU, mas ainda é uma conduta experimental, que está sendo estudada em grandes centros de pesquisa
Se seu PSA após a cirurgia chegou próximo a zero e agora esta voltando subir e no momento esta em 0,33, você apresenta uma recidiva bioquímica (PSA maior que 0,2 após prostatectomia radical). Para definir o tratamento é preciso estabelecer se houve uma recidiva local ou a distância. Para isso seria importante avaliar a curva de aumento de seu PSA, características do anatomo-patológico pós prostatectomia radical, valores do PSA e gleason da biópsia prostática no pré operatório. Além disso seria importante solicitar um reestadiamento com exames de imagem (Ressonância nuclear magnética, cintilografia óssea e PET-PSMA). Dessa maneira poderemos ter uma melhor avaliação e assim iniciar o melhor tratamento.

Especialistas

Lessandro Curcio

Lessandro Curcio

Urologista

Rio de Janeiro

Hiury Silva Andrade

Hiury Silva Andrade

Urologista

São Paulo

Gabriel dos Anjos

Gabriel dos Anjos

Urologista, Cirurgião geral

Santos

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 88 perguntas sobre Prostatectomia Por Cancer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.