Fiz a cirurgia de fratura no cocxi. Quanto tempo demora para voltar às atividades normais?

2 respostas
Fiz a cirurgia de fratura no cocxi. Quanto tempo demora para voltar às atividades normais?
A cirurgia para fratura do cóccix no geral tem uma recuperação rápida do ponto de vista cirúrgico, porém sempre há um incômodo pós operatório para locomover e sentar. Um risco sempre importante é o de infecção da ferida.
Converse com seu neurocirurgião para discutir seu caso e questionar quanto o seu caso em específico.
A disposição.

Olá! boa noite, antes de responder a sua perguntar, é necessário fazer algumas considerações em relação a cirurgia do cóccix, pois com essas breves considerações geralmente o paciente consegue se tratar melhor e ter menos preocupações. Então coccigodinia constitui uma condição clínica caracterizada por edema e dor na região coccígea, podendo estar associada com trauma ou à conformação anatômica deste segmento, sendo mais freqüente no gênero feminino. O tratamento deve ser iniciado por meios conservadores e, na falha destes, o tratamento cirúrgico pode ser indicado com bons resultados. Devido a suas inserções musculares, o cóccix é muito dinâmico. Sua movimentação diária está presente no ato da defecação e quando a pessoa está sentada, sendo que nesta última situação atua como um amortecedor de choques, deslocando-se anteriormente. As causas locais mais comuns são: • Traumática – distensão dos segmentos sacrococcígeos, fratura e luxação; • Congênitas – ausência da curvatura anterior; • Artrite degenerativa da articulação sacrococcígea; • Tumores (principalmente o cordoma). As causas à distância (referidas) são: • Lesões lombossacrais; O tratamento inicial preconizado deve ser sempre conservador (antiinflamatórios não hormonais, fisioterapia para analgesia, orientação para não sentar em superfícies duras e, às vezes, infiltração local). Na falência desse procedimento, após o seguimento do paciente, variável entre 2 a 8 meses, opta-se pelo tratamento cirúrgico. Sendo assim, no seu caso específico, provavelmente foi realizado a ressecção do cóccix devido a fratura não consolidada, nesses casos, o tempo de recuperação varia de 1 a 6 meses. No pós operatório imediato de coccidínia temos que retirar a pressão sobre o cóccix. Isto pode ser feito ao sentar-se adequadamente, evitar permanecer sentado por longos períodos sobretudo em assentos rígidos e com o uso de almofadas especiais. A fisioterapia individualizada também é importantíssima na reabilitação de casos complexos. Por isso é muito importante fazer as consultas de retorno/revisão com seu Ortopedista especialista em coluna vertebral, ele saberá te orientar sobre o pós operatório e também irá saber a melhor hora para vc voltar as atividades normais.