Fiquei sabendo que miocardiopatia hipertrófica pode causar morte, mas também que tem muita gente vivem

3 respostas
Fiquei sabendo que miocardiopatia hipertrófica pode causar morte, mas também que tem muita gente vivem normalmente sem nem saber que sofre dessa condição. É possível saber quando um caso é "maligno" ou não? Como?
Olá. O espectro de apresentação da Cardiomiopatia hipertrófica é bem variado mesmo. Pode ser assintomática ou evoluir para morte súbita
Existem alguns exames que podem ajudar a estratificar cada caso e definir aqueles com risco maior de morte súbita. Dentre os exames incluem: Ecocardiografia Transtorácica ( definir se há obstrução na via de saída do Ventrículo esquerdo), Ressonância cardíaca ( avaliar áreas de fibrose e obstrução), Teste ergométrico ( avaliar arritmia no esforço) e Holter 24h ( avaliar presença de arritmias).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é verdade!
Esta doença é a principal causa de morte súbita em atletas, por exemplo. Porém na maioria dos casos tem uma boa evolução.
Fatores como desmaios súbitos, historia de morte súbita na família, alguns tipo de arritmia podem estar relacionados à casos mais graves. Os exames de investigação ajudam na determinação desses casos. É possível também a realização de teste genético, para avaliar maior gravidade.
Lembrar que todos os familiares de 1º de um caso confirmado, deverão ser investigados também.
Espero ter ajudado.
A cardiopatia hipertrófica acomete uma em cada 500 pessoas, dessa forma é uma doença cardíaca muito comum. A maioria das pessoas acometidas desconhece a condição, podendo ter o diagnóstico suspeitado a partir de um eletrocardiograma anormal, ou após um exame clínico de rotina. Há sempre risco de morte súbita, sobretudo na presença de histórico de síncope, morte inexplicada na família, presença de taquicardia ventricular ao Holter ou teste de esforço, comportamento pressórico anormal ao teste de esforço e grande espessura do septo entre os ventrículos. A presença de diferença pressórica importante entre o ventrículo esquerdo e a aorta também tem participação na análise do risco. Análise genética tem recentemente sido incorporada na avaliação, assim como a Ressonância.

Especialistas

Estevão Tavares de Figueiredo

Estevão Tavares de Figueiredo

Cardiologista, Especialista em clínica médica

Penápolis

Fabio Tangerino

Fabio Tangerino

Cardiologista

Itapevi

Cesar Ricardo Soares Medeiros

Cesar Ricardo Soares Medeiros

Cardiologista

Ribeirão Preto

Joaquim David Carneiro Neto

Joaquim David Carneiro Neto

Cardiologista

Fortaleza

Verena Kunz Lopes

Verena Kunz Lopes

Cardiologista

Santos

Giovanni Pinto

Giovanni Pinto

Cardiologista

Barueri

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Cardiomiopatia Hipertrófica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.