Fiquei 15 sem fala nenhuma, fui ao pronto socorro tomei amoxilina por 7 dias e fiz muito gargarejo,

3 respostas
Fiquei 15 sem fala nenhuma, fui ao pronto socorro tomei amoxilina por 7 dias e fiz muito gargarejo, a fala voltou, mais sempre está falando. O médico disse que era laringite aguda, o problema é que eu fumo, estou muito preocupada. pode ser algo mais grave? que exame devo fazer para me assegurar?
Casos como o seu (tabagista com rouquidão frequente) merecem uma avaliação otorrinolaringológica (consulta com otorrinolaringologista), pois uma boa conversa (anamnese) e um exame físico completo são muito importantes. Provavelmente, após esta avaliação inicial, uma videolaringoscopia será realizada a fim de visualizar toda a hipofaringe a laringe (incluindo as pregas vocais) e identificar diretamente os fatores causadores. Porém, vale ressaltar que a consulta é imprescindível!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Caro internauta, qualquer disfonia (rouquidão) que esteja se tornando crônica ou muito frequente deve ser investigada pelo otorrinolaringologista e não se contentar apenas com avaliação no pronto socorro. Associado ao tabagismo aumenta bastante a necessidade de avaliação devido ao aumento da possibilidade de lesões cancerígenas. Deve passar por consulta, anamnese (conversa para avaliar todas características relacionadas), exame físico básico (com foco principal na via aérea e no pescoço) e como exame complementar uma avaliação das estruturas não visualizadas em um exame físico padrão (laringe e hipofaringe), podendo ser feito através de videolaringoscopia ou videoestroboscopia, que conseguirão avaliar as estruturas e mobilidade das mesmas. Assim alterações, sejam elas sugestivas de benignidade ou malignidade, podem ser visualizadas, assim como alterações de mobilidade da laringe e pregas vocais e discutido tratamento e seguimento do quadro. Uma consulta é necessária para esclarecimento
A rouquidão pode ser indício de problemas graves com a laringe, e em especial com as cordas vocais. No entanto, se apesar de frequente, esta for intermitente, ou seja, com períodos de voz completamente normal entre uma crise e outra, a chance de ter uma lesão é menor. No entanto, os seus sintomas apontam para algum fator agressivo repetitivo (uso intenso ou abusivo da voz profissional ou social, quadros alérgicos ou inflamatórios, Refluxo do conteúdo gástrico à garganta). Procure um médico otorrinolaringologista especializado em voz para fazer uma avaliação minuciosa. O exame da garganta e das cordas vocais é rápido e indolor, feito com fibras ópticas de alta resolução.

Especialistas

Auro Gonçalves

Auro Gonçalves

Otorrino

São Paulo

Noé Costa e Silva de Sa

Noé Costa e Silva de Sa

Otorrino

Campinas

José Carlos Franzato Júnior

José Carlos Franzato Júnior

Otorrino

Ponta Grossa

Raquel Ferreira Moreira

Raquel Ferreira Moreira

Otorrino

Itaúna

Milla Rezende Parreira

Milla Rezende Parreira

Otorrino

Porto Velho

Rodrigo Godoy

Rodrigo Godoy

Otorrino

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 70 perguntas sobre Rouquidão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.